TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Pulso em Mola

Por:   •  4/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

CURSO DE ENGENHARIA DA MECÂNICA

DISCIPLINA: CALOR E ONDAS

PULSO EM MOLA

SÃO LUÍS - MA

2019

PULSO EM MOLA

Relatório apresentado a Universidade Estadual do Maranhão como requisito para obtenção de nota na disciplina Laboratório de calor e ondas ministrada pelo professor Wesdney Melo.

SÃO LUÍS - MA

2019

RESUMO

O trabalho desenvolvido nesse relatório teve como objetivo analisar o pulso e calcular a velocidade variando o comprimento da mola, houve diferença em relação a variação dos resultados obtidos, como esperado. Utilizamos uma mola, régua e sensores para alterar a variação da velocidade.  

Palavras-Chave: Pulso, Ondas, Velocidade.


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        OBJETIVOS        2

3.        MATERIAIS E PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS        2

4.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        3

5.        CONCLUSÃO        5

REFERÊNCIAS        6

  1. Introdução

Um pulso de onda é uma perturbação que se propaga através do espaço ou em meios materiais. As ondas transportam apenas energia e podem ser classificadas de acordo com sua natureza, direção e energia de propagação.

Conforme sua natureza, as ondas podem ser mecânicas ou eletromagnéticas. Uma onda mecânica é aquela que se propaga em um meio material, como as ondas sonoras e a onda em uma corda. Já uma onda eletromagnética é aquela que não necessita de um meio material para se propagar, ou seja, ela se propaga no vácuo, como a luz.

Conforme sua direção de vibração, as ondas podem ser transversais, que é quando a direção de vibração das partículas é perpendicular à direção de propagação da onda, por exemplo a luz, ou longitudinais, que é quando a direção de vibração é a mesma que a direção de propagação da onda, por exemplo as ondas sonoras.

E conforme sua direção de propagação, as ondas podem ser unidimensionais, que é quando as ondas se propagam em apenas uma direção, como a onda em uma corda, bidimensionais, que é quando a propagação ocorre em duas direções, como a onda gerada por uma perturbação na água, ou tridimensionais, que é quando a onda se propaga em três dimensões, como as ondas sonoras.

A velocidade de propagação de uma onda pode ser calculada pela fórmula V=d/t, onde a velocidade é o quociente entre a distância que a onda percorre em função do tempo.

  1. OBJETIVOS

Analisar o pulso e calcular a velocidade variando o comprimento da mola.

  1. Materiais e procedimentos experimentais

3.1 MATERIAIS ULTILIZADOS:

  • Mola
  • Sensor
  • Régua
  • Fita adesiva

3.2 PROCEDIMENTOS:

Primeiramente a mola foi esticada e identificaram-se as extremidades com as letras A e B. Uma das extremidades foi mantida fixa e na outra foi comprimido 5 cm da mola e depois soltou-se a parte comprimida, a fim de causar perturbações na mola.

Na segunda parte do experimento foram marcados dois pontos afastados em 25 cm da extremidade A e foi realizado um movimento de vaivém sucessivo entre esses dois pontos.

Na terceira parte do experimento foram marcados os pontos A1, A2 e A3, cada um a uma distância de 1 metro do outro, onde A=A1. Em seguida foram medidas as distâncias L1, L2 e L3.

Em seguida foi posicionado o primeiro sensor a uma distância de 50 cm da extremidade A1 e, depois, o segundo sensor, a 1 metro do primeiro sensor.

Posteriormente foi comprimido 5 cm da mola e, após soltar a parte comprimida, obteve-se o tempo t que o pulso leva para ir do primeiro sensor para o segundo. Este resultado foi anotado na tabela na coluna L1 e este procedimento foi repetido mais três vezes, em seguida foi calculado o tempo médio e a velocidade de propagação do pulso.

Em seguida, a extremidade livre da mola foi puxada até o ponto A2 e repetiram-se os procedimentos do parágrafo anterior e obteve-se o tempo t, calculou-se o tempo médio e a velocidade e, desta vez, os resultados foram anotados na coluna L2.

Depois, a extremidade livre da mola foi puxada até o ponto A3 e, repetindo os mesmos procedimentos anteriores, foram obtidos os resultados e estes foram anotados na coluna L3.

  1. Resultados e discussões

São denominadas como ondas a sucessão periódica de pulsos, ou seja, quem produz o pulso o faz no mesmo ritmo e sem interrupções. Além disso uma onda transfere somente energia de um ponto a outro, mas não transportam matéria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com