TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Quimica

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 6

         [pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

RELATÓRIO EXPERIMENTAL MICROBIOLOGIA

                     Presença dos microrganismos no ambiente

Professora: Andréia Boechat Delatorre

Alunos:

Agatha dos Anjos Barreto

Fernanda Norbert

Gabriela Lopes Rodrigues

Thais Daiana Pallotino da Costa

Rafael Rodrigo Silva dos Santos

Rafael Silva Vieira

Jean Pereira

                                                    Macaé/RJ,

2015        


INTRODUÇÃO

Microrganismo é o nome dado a todos os organismos compostos por uma única célula e que não podem ser vistos a olho nu, sendo visíveis apenas com o auxílio de um microscópio. Podem estar reunidos organismos pertencentes aos mais diversos grupos, como, por exemplo, vírus, bactérias, fungos unicelulares e protistas. A área que estuda esses pequenos organismos é chamada de microbiologia. Muitas vezes, o termo é associado à transmissão de doenças. No entanto, nem todos os microrganismos são patogênicos, existindo até mesmo aqueles que são benéficos à saúde humana, como é o caso das bactérias da flora intestinal. Os microrganismos, tal como outros organismos vivos, necessitam de obter os nutrientes apropriados do seu meio ambiente. Assim se quisermos cultivar e manter microrganismos vivos em laboratório, necessitamos coloca-los em meios de cultura contendo os nutrientes apropriados para o seu crescimento. Além dos nutrientes é necessário também que as condições de oxigênio, pH e pressão osmótica sejam adequadas ao crescimento desses microrganismos. Na preparação dos meios e na manutenção das culturas de microrganismos é importante observar as condições necessárias de assepsia, de modo que se evitem contaminações com outros microrganismos. Os meios de cultura dividem-se primeiramente em meios sólidos, aqueles que contêm ágar, e meios líquidos, sem ágar. Ambos os meios são preparados com água destilada, aquecidos até que se dissolvam completamente e posteriormente esterilizados por autoclavagem a 121º C. O crescimento de bactérias, em um meio liquido, identifica-se por turvação do meio, formação de uma película na sua superfície, ou aparecimento de sedimento, enquanto que num meio sólido por aparecimento de colónias, essa característica é conveniente para isolamento de colónias de bactérias. As colónias de diferentes espécies de bactérias diferem no tamanho, forma, textura e cor. Após a incubação e havendo crescimento devemos observar a forma da colônia, os seus bordos e a cor.

OBJETIVOS

Verificar a presença de microrganismos no meio ambiente. Constatando através desse experimento que há formas de vida que não pode ser visualizada sem auxílio de um microscópio. E a partir desta visualização identificar cada tipo desses seres microscópicos.

                                             

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1. Derramamos o meio de ágar simples fundido em placa e esperamos solidificar.

2. Expusemos uma placa de Petri durante 15 minutos ao ar.

3. Com outra placa, realizamos os procedimentos abaixo, mantendo as coletas separadas uma das outras, identificadas na parte superior por uma caneta piloto:

  • Friccionamos um swab na sola do sapato, em seguida, espalhamos na superfície do Agar.
  • Com auxílio de um swab, retiramos material da boca de um integrante do grupo.
  • Colocamos também um fio de cabelo.
  •  Encostou-se o dedo polegar da mão direita suavemente no ágar sem utilizar nenhum tipo de antissepsia

RESULTADOS E DISCUSSÃO

  • Primeira placa: As bactérias e fungos estão em suspensão no ar, em partículas de poeira que ao sedimentarem sobre a superfície do meio de cultura agem como veículo destes microrganismos. Estes, ao serem incubados em condições favoráveis, multiplicam-se. Essa primeira placa apresentou colônias de forma, aparentemente ao olho nu, filamentosa irregular variando de cor amarela a preta.

Mesmo que invisíveis aos olhos nu, constatamos que existem, são milhares e estão por todos os lugares. Contudo, nem todas são maléficas, há aquelas que desempenham papéis extremamente úteis para muitas formas de vida, inclusive para os seres humanos. No caso de plantas, como as ervilhas, elas se beneficiam das bactérias, que habitam em suas raízes dentro de pequenos caroços, em seu crescimento através da substância química que estas bactérias produzem. No caso dos seres humanos, elas podem ser combatidas através do uso de antibióticos, que, quando usados conforme orientação médica, tem efeito eficaz sobre os germes prejudiciais à saúde. Caso contrário, elas aumentarão rapidamente ampliando o número de colônias. Em muitos casos, elas podem ser transferidas de pessoas para pessoas.

                          Figura 1 –Resultado final do meio de ágar simples exposto ao ar

[pic 2]

       

  • Segunda placa:

Esta apresentou colônias de formas circular e algumas imaturas irregular de cor negra. As bactérias mais frequentes encontradas em nossos dedos são as do gênero Staphylococcus. A boca, porém, é o local com menor variação de espécies de micro-organismos. Já o fio de cabelo como podemos observar na imagem não desenvolveu nenhuma colônia de fungo ou bactéria. E por fim o material da sola de sapato, nossa superfície é constituída por um grande número de seres vivos microscópicos. Direta ou indiretamente os dejetos e corpos de animais mortos e tecidos de plantas finalmente penetram no solo. Os micro-organismos são responsáveis por essas transformações, convertendo plantas mortas e matéria animal em substâncias inorgânicas simples que nutrem as plantas. A planta então serve de alimento para os animais e plantas, os micro-organismos desempenham um papel importante na manutenção da vida na terra. Porém da mesma forma que desempenham um papel importante, também abrigam milhares de bactérias que podem causar doenças ao ser humano. Mas de acordo com o trabalho, poucas colônias de fungos e bactérias foram identificadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (235.5 Kb)   docx (844.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com