TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Química

Por:   •  20/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A terra é constituída por sistemas que formam mais de uma substância, chamadas de misturas. Soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme. Nos laboratórios as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns, a água é o solvente mais utilizado. A prática no laboratório nos proporcionou aprender métodos de preparação de dois tipos de soluções a primeira relacionada ao sulfato de cobre e a segunda ao cloreto de sódio.

OBJETIVO

Nosso objetivo foi conhecer três aspectos principais: os riscos e cuidados ao manusear materiais na química, visando à segurança. Equipamentos e vidrarias que serão utilizados ao longo do curso e Preparo de soluções.

MATERIAIS UTILIZADOS

Tubos de ensaio

Vidro de relógio

Pipetas Graduadas

Pipeta Volumétrica de 100 ml

Pipeta Pasteur

Funil de Separação

Bureta

Balão de Fundo Redondo

Béqueres de 150 ml

Funil de Vidro

Vidro de relógio

Espátula

Garras

Mufas

Suporte Universal

Tripé

Balão Volumétrico de 100 ml

Balança

Capela

Frascos de 100 ml.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Foram realizados os mesmos procedimentos para as substâncias apresentadas abaixo:

Começamos com o preparo da primeira solução: Com um vidro de relógio pesamos 10 g de sulfato de cobre na balança, em seguida a substância foi colocada no béquer com a ajuda de uma espátula. Fizemos o processo de rinsagem e acrescentamos 60 ml de água comum. Diluímos a solução com a ajuda do bastão de vidro, adicionamos 20 ml de água totalizando 80 ml no béquer. Passamos a solução do sulfato de cobre para o balão volumétrico, acrescentando 20 ml de água, chegando á 100 ml da substância. Tampamos e balançamos por cinco vezes. A solução foi colocada em um frasco de âmbar de 100 ml, etiquetada e pronta para utilização.

Segunda solução: Foram pesados 5,85 g de cloreto de sódio e colocado no béquer com o auxílio de uma espátula. Realizamos o processo de rinsagem e acrescentamos 60 ml de água comum diluindo a solução. Passamos a mesma para um balão volumétrico com a adição de 40 ml de água para totalizar 100 ml. Fechamos o balão e balançamos por cinco vezes. Após colocamos em um frasco de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com