TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Reduzido Preparo de Soluções koh e hcl

Por:   •  14/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Na química, quando se tem o objetivo de separar algo, automaticamente gera-se uma resposta de que há uma mistura. Dessa forma, as misturas podem ser consideradas homogêneas ou heterogêneas, e a ocorrência de uma delas acontece pelas forças intermoleculares das substâncias envolvidas. Assim, deve se conhecer as forças intermoleculares das substâncias primeiramente, para logo após, reconhecer o tipo de mistura e analisar os métodos mais eficientes para separação das substâncias. Dessa maneira, a aula é de suma importância para colocar o aluno em contato, com as práticas de separação e seu conhecimento, o conhecimento das forças intermoleculares. Além disso, trazer um exemplo prático para um possível enfrentamento na carreira profissional, como no caso de um graduando de Engenharia Agrícola, que no futuro pode vir a trabalhar em laboratórios e usina de etanol, assim este aprendizado é de grande necessidade.

Ademais, após evidenciado acima a importância da aula e de seu tema, é necessário se aprofundar no assunto. As forças intermoleculares podem ser três: dipolo-dipolo, para substancias polares, dipolo-induzido, para substancias apolares e ligação de hidrogênio, para a interação de oxigênio, nitrogênio... assim, sabemos que é possível separar a gasolina do etanol, pois a primeira é apolar e o segundo polar, podendo se adicionar agua, e após a decantação haver heterogeneidade e facilidade na separação.

Vale ressaltar também, que o conhecimento dos métodos de separação são fundamentais, pois assim há maior eficiência na separação. Além disso, é importante conhecer os dados da literatura, pois ao se obter resultados é necessário se fazer uma comparação para validação dos dados obtidos. No experimento em questão de obter teor de etanol em gasolina, os dados literários foram de 25% de teor de etano, nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP), e 1% de erro para mais ou para menos. Portanto, como disse Oscar Wilde “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”, deixando evidente que o passo para o conhecimento pode trazer inúmeros resultados futuros positivos.

OBJETIVOS

Na aula prática proposta o objetivo era o contato com processo de separação e conhecimento de forças intermoleculares. No entanto, houveram objetivos específicos, para maior agregação de experiência, como determinar através de um funil de separação o teor de etanol presente na gasolina automotiva. Nos demais experimentos foram realizadas misturas, estas foram separadas por métodos de separação e posteriormente foi analisado a coloração das substancias adsorvidas e absorvidas. Alem disso, foi observado a taxa de magnésio no carvão ativado adsolvido através de um ima, com objetivo de determinar eficiência da separação submetida.


https://brasilescola.uol.com.br

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br › determinacao-teor-alcool-na-gasolina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com