TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Saneamento Básico Estação de Tratamento de Água – ETA

Por:   •  26/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Graduação

Engenharia Civil

Relatório II – Saneamento Básico

Estação de Tratamento de Água – ETA

Aluno:

Murillo Borges Carneiro

6° Período “B”


Murillo Borges Carneiro

Relatório de Saneamento Básico sobre “Estação de Tratamento de Água”

Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina “Saneamento Básico”, no curso de Engenharia Civil.

Prof.º

Catalão, 12 de Setembro de 2017.

RESUMO

Este trabalho vem explanar de forma sucinta como funciona uma ETA com todos seus conjuntos de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, se torne agua potável.


Sumário

1 – Introdução        5

2 – Captação        6

3 – Coagulação        6

4 – Floculação        7

5 – Decantação        7

6 – Filtração        8

7 – Fluoretação        8

8 – Cloração        8

9 – Correção do pH ou acidez da água        9

10 – Armazenamento        9

11 – Inovações tecnológicas        9

12 - Bibliografia        10


1 – Introdução

A principal função das estações de tratamento se dá pela descontaminação da água, ela pode conter diversos elementos prejudiciais a nossa saúde. O processo de tratamento da água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Em explicaremos seu funcionamento desde sua captação pelas adutoras ate o final da unidade de tratamento, esse ciclo funciona em média 3 horas.


2 – Captação

Inicialmente a água é captada de um rio ou lago por meio de uma adutora (conjunto de tubos), que traz a água para um tanque na estação de tratamento. Ao chegar à estação de tratamento, a água passa por grandes grades, que impedem que materiais grandes continuem na água, como animais mortos.

[pic 1]

Figura 2.1 – Sistema de Captação e Grades

3 – Coagulação

A água que está armazenada no tanque recebe a adição de um sal chamado de sulfato de alumínio ou sulfato férrico. Esses compostos formam uma substância gelatinosa que favorece a formação de flocos (junção das impurezas na substância gelatinosa).

[pic 2]

Figura 3.1 – Processo de Coagulação

4 – Floculação

Nessa etapa, a água é direcionada para outro tanque, onde será adicionado um polímero que favorecerá que os flocos formados na etapa de coagulação juntem-se e formem flocos ainda maiores e mais pesados.

[pic 3]

Figura 4.1 – Ação do Floculante

5 – Decantação

Após a floculação, a água é direcionada para um novo tanque, onde ela permanecerá em repouso para que os flocos formados sejam decantados para o fundo do tanque, haja vista que eles são mais densos que a água.

[pic 4]

Figura 5.1 – Decantação

6 – Filtração

Após a decantação, a água atravessa um grande filtro formado por areia, carvão ativado e cascalho. Nessa etapa, as impurezas que não aderiram aos flocos ficam retidas no filtro, além de a água sofrer uma desodorização pela presença do carvão ativado.

[pic 5]

Figura 6.1 – Filtro

7 – Fluoretação

Nessa etapa, é adicionada à água uma quantidade de ácido com flúor, o Ácido Fluossilícico (H2SiF6), para auxiliar na redução de cáries na população.

8 – Cloração

Além da adição de Flúor, o Cloro também é adicionado à água, na forma de sal, com o objetivo de eliminar os micro-organismos presentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (294.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com