TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Viscosímetro

Por:   •  10/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

Viscosímetro

[pic 4]

Itajubá, 17 de Agosto de 2019.

[pic 5][pic 6]

Viscosímetro

Alunos: Erick Victor dos Santos

          Guilherme Vitor Vitorino Mendonça

          João Pedro Marques

          Mateus Carvalho Pereira

Professor(a): Eduarda Cristina de Matos Camargo

Itajubá, 17 de Agosto de 2019.

RESUMO

A viscosidade é uma propriedade de um líquido definida como a resistência desse líquido ao escoamento. O objetivo deste experimento é determinar a viscosidade de água e etanol com a variação da temperatura, usando um viscosímetro. A viscosidade cinemática é calculada pelo viscosímetro assistido de constantes, e a viscosidade dinâmica é calculada através de equação matemática relacionando a viscosidade cinemática obtida e densidade. O etanol apresenta maior viscosidade que a água, e a redução da temperatura atribui um aumento na viscosidade desses dois fluídos. Os valores experimentais obtidos são próximos aos valores já tabelados em literaturas.

PALAVRAS-CHAVE: viscosidade, viscosímetro, água, etanol, temperatura

Objetivos: verificar a viscosidade da água e do etanol utilizando um viscosímetro, conforme a variação da temperatura.

  1. INTRODUÇÃO

Viscosímetro é um instrumento de laboratório utilizado para medir a viscosidade dos fluidos e pode ser usado para determinar: controle de qualidade de matérias-primas, controle de qualidade de óleos, controle de polimerização, previsão do comportamento dos fluidos.

“No nível molecular, a viscosidade é o resultado da interação entre as diferentes moléculas em um fluido. Isso também pode ser entendido como o atrito entre as moléculas no fluido. Assim como no caso de atrito entre sólidos em movimento, a viscosidade determinará a energia necessária para colocar um dado fluido em movimento.” (LUZ, Gelson).

“A viscosidade dinâmica (também conhecida como viscosidade absoluta) é dada em termos de força requerida para mover uma unidade de área a uma unidade de distância.” (COELHO, Pedro).

“Viscosidade é a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, isto é, ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade com que o fluido se movimenta.” (ELERT, Glenn).

Em vista dos conceitos mostrados acima sobre o conceito de viscosidade, faz-se necessário a criação deste experimento o qual medirá viscosidade em diferentes substancias e condições.


2. MATERIAIS E MÉTODOS

O viscosímetro que foi utilizado nesse experimento de laboratório foi o viscosímetro capilar, conforme na figura abaixo.

[pic 7]

Figura 1: Representação de um viscosímetro capilar

2.1 Materiais

  • Viscosímetro capilar;
  • Becker;
  • Suporte;
  • Líquidos (água e etanol);
  • Pisseta;
  • Pipetador automático;
  • Termômetro;
  • Celular para cronometrar o tempo.

2.2 Metodologia

        No caso, foi usado o viscosímetro do tipo 100 para esse experimento. Inicialmente, foi colocado no viscosímetro água a temperatura ambiente até o compartimento A chegar até a metade do volume (conforme a figura 1) e foi presa a um suporte. Em um outro suporte, foi colocado um termômetro. Um becker foi enchido com água a temperatura ambiente e dentro desse becker foram colocados o termômetro e o viscosímetro.

Dentro do becker tinha uma barra magnética e o becker foi colocado em um agitador magnético e foi ligado, para que a temperatura da água do becker se manter homogênea, isto é, com a temperatura igual em todas as moléculas da água.

Utilizando um pipetador, a água de dentro do viscosímetro foi succionada até a metade do reservatório D. Quando o menisco da água passava da marca entre os reservatórios D e C, começava a cronometrar o tempo e era encerrado a contagem do tempo quando o menisco passava pela marca abaixo do reservatório C. Esse processo era realizado em triplicata.

Após era adicionado gelo no becker e havendo a homogeneização da temperatura da água, realizava os processos descritos anteriormente, também em triplicata.

Depois, a água do viscosímetro era substituída por etanol e a agua com gelo do becker foi trocada por água em temperatura ambiente, foi agitado e foi realizado a análise em triplicata.

Por fim, foi adicionado gelo ao becker, houve a agitação da água e foi feita a análise em triplicata.


  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO
  1. Resultados e tratamento estatístico

A viscosidade obtida através do viscosímetro capilar é a viscosidade cinemática e a equação que define tal, é a equação 1.

ν = µ/ρ     (1)

Em que µ é a viscosidade dinâmica do líquido e ρ é a densidade do mesmo.

Contudo, para que a prática pudesse ter sido realizada, foi necessário rearranjar a equação 1 de forma que chegasse na equação 2.

ν = K*(Δt- δ)     (2)

Sendo que no caso de um viscosímetro capilar, todas as grandezas que acompanham o intervalo de tempo (Δt), que devem ser corrigidos pela constante (δ), são reunidos numa outra constante (K) que é fornecida pelo fabricante. E que no caso do aparato utilizado no laboratório, K teve um valor constante de 0,015 enquanto que δ foi analisado em tabela, de acordo com Δt, como pode ser observado na tabela 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com