TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório aceleração da gravidade

Por:   •  14/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

TÍTULO

Aceleração da gravidade a partir do pendulo simples

OBJETIVOS

Obter a aceleração da gravidade no local onde o experimento foi executado, a partir do resultado obtidos no pendulo simples.

INTRODUÇÃO

Um movimento oscilatório acontece quando o sentido do movimento se alterna periodicamente, porém a trajetória é a mesma para ambos os sentidos. É o caso dos pêndulos e das cordas de guitarras e violões, por exemplo.

Se considerarmos que o corpo começa a vibrar partindo da linha mais escura, cada vez que a corda passar por esta linha, após percorrer todas as outras linhas consideradas, dizemos que ela completou um ciclo, uma oscilação ou uma vibração.

Da mesma forma que para o movimento periódico, o intervalo decorrido para que se complete um ciclo é chamado período do movimento (T) e o número de ciclos completos em uma unidade de tempo é a frequência de oscilação.

Uma vez que o pêndulo simples é um sistema mecânico caracterizado apenas pelos parâmetros L e m, pode-se investigar como eles afetam a período T de oscilação do pêndulo. Além disso, outro fator, é Amplitude A de sua oscilação, que pode afetar o período do pêndulo. Esse último é quem vai determinar a condição inicial imposta à distância do sistema mecânico, não sendo uma de suas características.

Se observarmos a figura três, podemos notas que além da atuação da força gravitacional, que é decorrente do peso e da massa, também está presente no fio a força T do fio. Essa força é descrita na equação: F = - mg. sen , , onde (m ) é o valor da massa, (g) o valor da aceleração de gravidade e F é a força resultante, lembrando que o sinal negativo indica a restauração. O período de uma oscilação depende apenas do comprimento do fio e da aceleração da gravidade, descrita na equação: T = 2pi L /g ½

, Onde L é o comprimento do fio, g é a aceleração da gravidade e T é o período.

REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

1. Cronometro digital

2. Régua graduada em mm

1. massa

1.suporte

1. balança

PROCEDIMENTOS

Foi entregue em mão um suporte no qual ficou suspenso pêndulo com massa 24,31 G, uma régua com medidas em mm e cronometro digital.

A medida pêndula até seu ponto de fixação ficou de 180mm então daí foi começado os testes 5 testes 5 pêntodos, como não tinha em mão um transferido por saber o colocamos uma régua do lado do ponto de fixação o pendulo, que deu uma distância 56mm para calcular o ângulo.

OBS: foi calculado o ângulo de extremamente 30° como acima de 15º haveria diferença no seno.

O experimento não foi exato.

RESULTADOS

Nº Testes Tempo em seg

1ª 0,0444

2ª 0,0444

3ª 0,0438

4ª 0,0443

5ª 0,0430

1ª+2ª+3ª+4ª+5ª = 0,00440

L=comprimento L=180

T=período T=5

G=aceleração da gravidade

Formula

T = 2pi . L/G½

G2 = 4pi . L/T2

G2 = 4pi .180/25

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com