TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Acionamentos

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

IPUC – Departamento de Engenharia Elétrica

Daniel Castro

Fernando Almeida Araújo

LABORÁTORIO DE ACIONAMENTOS

RELATÓRIO 02

EXERCÍCIO 04

Belo Horizonte

2º SEMESTRE DE 2015

  1. INTRODUÇÃO

Relatório referente ao exercício 04 da Lista de exercícios – Problemas de Acionamentos da disciplina de Laboratório de Acionamentos, que trata sobre o controle de um único motor em partida direta para abertura/fechamento da porta de um elevador. Foi realizado a simulação deste exercício no software CadeSimu e realizado a montagem prática na bancada da SIEMENS no laboratório.

  1. RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO

2.1 O botão de comando ABRE aciona o motor fazendo-o girar em sentido horário, abrindo a porta do elevador. Ao ser totalmente aberta, a chave de fim de curso (normalmente fechada) b1 é acionada, momento no qual o motor deverá ser desligado;        

Para isto foi implementado um botão BA para acionamento da bobina do contator KA com selo para permitir o acionamento do motor M1 com partida direta em sentido horário através do contator de potência KA. A chave NF fim de curso b1 foi instalada em série com alimentação da bobina KA para que em caso de a porta ao abrir acionar a chave fim de curso o motor seja desligado.

2.2 O botão de comando FECHA aciona o motor fazendo-o girar em sentido anti-horário, fechando a porta do elevador. Ao ser totalmente fechada, a chave de fim de curso (normalmente fechada) b2 é acionada, momento no qual o motor deverá ser desligado;

Neste caso foi implementado um botão BF para acionamento da bobina do contator KF com selo para permitir o acionamento do motor M1 com partida direta em sentido anti-horário através do contator de potência KF. A chave NF fim de curso b2 foi instalada em série com alimentação da bobina KF para que em caso de a porta fechar acionar a chave fim de curso o motor seja desligado. Para evitar que seja enviado o comando de abrir e fechar a porta ao mesmo tempo, foi instalado em série de cada bobina KA e KF, o intertravamento elétrico com contato NF de cada bobina.

2.3 Após o comando de abrir ou fechar a porta, o motor deverá ter um tempo máximo de 15 segundos para completar a operação. Ao final desse prazo o motor deverá ser automaticamente desligado, mesmo que as chaves de fim de curso não tenham sido acionadas;

        Esta é uma medida de segurança implementada para evitar que o motor permaneça em funcionamento por falha nas chaves fim de curso de abertura ou fechamento. Para isso foi utilizado um NA de cada bobina KA e KF em paralelo, para acionar um relé temporizado na energização KT com 15 segundos. Ao se passar este tempo um contato NF do relé KT abre a alimentação principal do comando e desliga o motor.

2.4 O acionamento de um botão de comando (abre ou fecha) exclui o funcionamento do outro até que o motor pare;

        Para evitar este problema foi implementado o intertravamento elétrico entre as bobinas KA e KF.

2.5 Caso a chave EMERGÊNCIA seja pressionada, o motor deverá ser imediatamente desligado;

        Instalado um botão de emergência BE com contato NF na alimentação principal do comando, para que em caso de acionamento deste botão o circuito de comando seja todo desenergizado e o motor desligado.

2.6 A atuação do relé de sobrecarga do motor M1desliga-o imediatamente;

        Instalado um contato NF do relé de sobrecarga RT1 na alimentação principal do comando, para que em caso de acionamento do relé por sobrecarga no motor, o circuito de comando seja todo desenergizado e o motor desligado.

2.7 O sistema deverá prever proteção contra inversão ou falta de fase, situações nas quais o motor deverá ser imediatamente desligado;

Instalado um contato NA do relé de supervisão RFFT na alimentação principal do comando, para que em caso de inversão ou falta de fase, o circuito de comando possa abrir e ser desenergizado e o motor desligado.

2.8 O sentido de giro do motor deverá ser sinalizado por duas lâmpadas distintas, uma quando a porta estiver sendo aberta e outra quando ela estiver sendo fechada;

        Para isto foi instalado em paralelo a bobina KA uma lâmpada amarela HA e em paralelo a bobina KF uma lâmpada HF. Em caso de acionamento do motor para abrir ou fechar a porta, uma das lâmpadas vai acender para indicar a situação de funcionamento do elevador.

  1. COMENTÁRIO DOS RESULTADOS

A montagem da prática foi realizada na aula do dia 26/09 na bancada da SIEMENS e inicialmente foram testados os acionamentos e proteções do comando e logo após o circuito de potência do motor.

Desta forma observamos na prática o funcionamento do sistema do elevador com único motor para abrir e fechar a porta, com parada através de fim de curso, tempo de funcionamento, botão desliga e emergência e proteções do circuito e da máquina.

Com auxílio do professor realizamos algumas medições nos períodos transitórios de partida e parada do motor. Logo abaixo vamos analisar os dados do motor e estes resultados:

[pic 2]

Foto 1 – Dados do motor

Através da foto 1 podemos observar os dados do motor, que nos informa que este é um motor com duplo polo, ou seja, podemos ligar com 6 ou 8 polos. Em nossa montagem realizamos a ligação do motor com 6 polos para obtermos maior velocidade de rotação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (316.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com