TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Administração Financeira e Orçamentária

Por:   •  12/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

 [pic 1]

Relatório da Empresa Estrela

[pic 2]

Discentes: Merelayne Karoline da Silva Oliveira Ferreira
Professora: Adriana Giarola
Disciplina: Administração Financeira e orçamentária

RELATÓRIO ESTRELA

Através da análise, percebe-se que a empresa Estrela obteve em 2017 uma diminuição de sua liquidez, uma vez que houve uma diminuição em seu ativo circulante. Essa queda deu-se principalmente pela queda do estoque, em relação ao ano anterior. A empresa empregou mais no Ativo Circulante, com o aumento do caixa, reduziu os estoques e parte do imobilizado, aumentou realizável a longo prazo e o intangível. No Capital de Terceiros, a empresa diminuiu o financiamento com fornecedores, outras Obrigações, e os empréstimos. No patrimônio líquido a empresa aumentou seu saldo nas reservas de capital. A empresa também conseguiu reduzir o custo das mercadorias vendidas, porém aumentou quase que proporcionalmente as despesas administrativas o que contribuiu efetivamente para a obtenção do prejuízo no fim do período.

No que diz respeito à liquidez geral da empresa, a mesma apresenta atualmente 0,30 centavos para cada 1 real de dívida a longo prazo, logo, nota-se uma diminuição da capacidade de pagar as suas dívidas em relação ao ano de 2016. A curto prazo (liquidez corrente), e com a retirada dos estoques (liquidez seca) a empresa também não  apresenta capacidade de pagar as suas dívidas. Por fim, nota-se um pequeno aumento na liquidez imediata, o que não representa necessariamente um índice bom ou ruim, uma vez que a empresa pode ter optado por realizar outros investimentos.

A empresa estudada apresentou um aumento de 21% no capital de terceiros em 2017 em relação ao ano anterior. Onde nota-se que a empresa possuiu mais capital de terceiros do que próprio, o que representa um resultados positivo, uma vez que o capital de terceiros é mais vantajoso do que o próprio. A empresa ainda apresenta 79% de endividamento a curto prazo, e basicamente não apresenta garantia de capital de terceiro, uma vez que no ano de 2017 o índice foi de - 65,94%, índice esse que é resultado da falta de capital próprio da empresa.

No quesito Rentabilidade, a empresa apresenta uma margem líquida negativa, porém este valor se minimizou, ou seja, quando fazemos a relação entre o resultado líquido e a receita, notamos que a empresa apresenta prejuízo. O Giro do Ativo também apresentou crescimento. Logo no ano de 2017 a empresa girou 63% em relação a seu patrimônio. O Retorno sobre o Investimento, assim como a Margem Líquida, se apresentou com valores negativos, porém tendo uma melhoria de 2016 para 2017, este índice mostra que a empresa está apresentando um déficit em relação ao valor aplicado no investimento (patrimônio). Por fim a Rentabilidade do Patrimônio Líquido também apresentou uma queda significativa, ou seja, a empresa apresentou 10% de lucro liquido relacionado ao montante total aplicado pelos acionistas.

Em 2017 a empresa conseguiu reduzir seu prazo médio de renovação de estoque e seu prazo médio de recebimento de vendas, 4 e 7 dias respectivamente. Ou seja, a empresa passou a receber mais rápido de seus clientes e consequentemente ter um giro maior de capital. Em relação ao prazo médio de pagamento de compras, a empresa conseguiu obter 24 dias a menos do que no ano anterior, logo, a empresa possui menos tempo para realizar o pagamento de seus fornecedores. Assim através dos dados é notório que tanto o ciclo operacional diminui em 12 dias e o financeiro aumentou 13 dias. Esse aumento é muito significativo pois agora a empresa precisa de um capital de giro para um menor intervalo de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com