TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA – ANÁLISE DOS TEXTOS SOBRE AS OLIMPÍADAS RIO-2016

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA – ANÁLISE DOS TEXTOS SOBRE AS OLIMPÍADAS RIO-2016

ANÁLISE DOS TEXTOS:

- Texto 01: “Orçamento da Olimpiada do Rio ainda vai demorar um ano” - Cecília Ritto.

- Texto 02: “O Rio inteiro vai ser sacudido” - João Marcelo Erthal.

- Texto 03: “Como funciona o BRT, principal transporte da Olimpiada de 2016”

Os três textos que são o escopo deste exercício, tem um tema central: as Olimpiadas Rio-2016, as dificuldades para promover o evento e o legado que ela poderia gerar para a cidade do Rio de Janeiro.

O texto 02 - “O Rio Inteiro Vai Ser Sacudido”, ao trazer uma entrevista com a Sra. Marília Silvia Bastos Marques, presidente da Empresa Olímpica Municipal é o texto que mais apresenta este enfoque. Isto porque ele traduz toda a complexidade do evento, que envolvia o planejamento de três esferas do governo e do setor privado, bem como o desafio que era planejar não apenas para garantir a realização do evento sem maiores transtornos, mas também visando um legado duradouro para a cidade. Neste sentido, ressalta-se as mudanças que o evento promoveria no Rio de Janeiro e na qualidade de vida de sua população em geral, sobretudo com a requalificação urbana, principalmente da região portuária e do centro, com o investimento para trazer mais habitações para a região central do Rio e a implantação de soluções duradouras de transporte, como o BRT - Bus Rapid Transit.

Este último, aliás, é o tema do texto 03 - “Como funciona o BRT, principal transporte da Olimpiada de 2016”. Neste texto, por sua vez, relata-se o início do serviço do BRT na cidade, em junho de 2012, e os benefícios que esta obra, feita a princípio com intuito de facilitar o acesso aos locais onde ocorreriam os Jogos Olímpicos, já estava trazendo à população carioca, com redução significativa do tempo de deslocamento nas regiões atendidas, localizadas sobretudo na parte oeste da cidade.

Só que apesar dos benefícios que os Jogos poderam trazer para aquela cidade, um tema recorrente que precisa ser analisado é precisamente a falta de planejamento na execução das obras dos órgãos. O texto 01 - “Orçamento da Olimpiada do Rio ainda vai demorar um ano”, basicamente trata desta questão, ao expor que em Agosto/2012 a prefeitura do Rio, ao ser inquirida pelo Comitê Olímpico Internacional - COI, alegou que não tinha como fornecer os custos precisos daquele evento, tendo em vista que não tinham sido feitas, ainda, àquela data todas as licitações necessárias. Neste mesmo sentido, no texto 02, a Presidente da Empresa Olímpica Municipal detalha este problema, ao expor a complexidade do evento, dependente de mudanças de traçados, locais para instalações e da incorporação de módulos não previstos no orçamento inicial.

Tendo em vista que os três textos tratam da organização dos Jogos ainda no ano de 2012, fica a questão do panorama que se desenhou posteriormente àquela época e depois do acontecimento dos Jogos.

O que se viu foi, resumidamente, problemas com o prazo de entrega da obra, denúncias de corrupção, custos maiores do que os previstos e a ocorrência do evento em meio a obras ainda inacabadas.

Às vésperas do evento a prefeitura do Rio enfrentava problemas para conclusão das obras de importantes espaços, como o centro de hipismo e o centro de tênis, advindos nestes últimos dois casos de problemas contratuais com a empresa contratada através de licitação (Construtora IBEG). Restavam indefinidos pontos como a aprovação da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro de isenção de ICMS requerida pela Light, concessionária de energia carioca,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com