TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Análise Granulométrica

Por:   •  25/10/2018  •  Ensaio  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - CAMPUS PALMAS

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL

MECÂNICA DOS SOLOS I


ELEOMAR FREITAS DA SILVA




RELATÓRIO DE ENSAIO - I

ABNT NBR 7181 – ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE SOLOS


PALMAS
2018
ELEOMAR FREITAS DA SILVA

ABNT NBR 7181 – ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE SOLOS

Trabalho apresentado como requisito de avaliação da disciplina de Mecânica dos Solos I, do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal do Tocantins – Campus Palmas.

Orientador: Prof. Marcos Milhomem

PALMAS-TO

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

REFERENCIAL TEÓRICO        4

OBJETIVO        5

APARELHAGEM        5

METODOLOGIA DO ENSAIO        5

●        Determinação da umidade        6

●        Preparação da amostra        6

●        Tratamento do material        7

ALTERAÇÕES        8

RESULTADOS        8

DISCUSSÕES        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


INTRODUÇÃO

        

        Realizado no dia 16 de abril de 2018, no laboratório de solos do IFTO- Campus Palmas, o relatório aqui descrito trata-se da caracterização de um solo de acordo com sua granulometria.  A distribuição fica por conta de tópicos considerados obrigatórios pelo professor Marcos Milhomem, como o referencial teórico, objetivo, aparelhagem, metodologia e apresentação das conclusões.

        Sabe-se da importância dos solos na construção civil, de fato, o mesmo é utilizado em suas propriedades naturais, em barragens de obra de terra, pavimentação e serviços de terraplenagem, como matéria prima na obtenção de blocos cerâmicos e telhas, e é tido como agente de dissipação das cargas de uma edificação, em fundações. Realizar ensaios resultam em uma classificação precisa do tipo de amostra de solo e suas propriedades, moldando assim a melhor destinação.

        Ainda que não realizado de forma integral, o embasamento ficou por conta da NBR 7181 do ano de 1984, com título: Análise Granulométrica de solos.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

Os materiais de solos são caracterizados segundo as dimensões de suas partículas, tal nomenclatura provém de determinados limites convencionais, conhecidos como frações constituintes. Tais frações são classificadas com o parâmetro adotado pela escala granulométrica brasileira, que são: pedregulhos - Conjunto de partículas compreendidas entre 76 a 4,8 mm; areia, entre 4,8 e 0,05 mm; silte, entre 0,05 e 0,005 mm; argila, inferiores a 0,005 mm.

        A parte sólida de um material de solo é constituída por muitas partículas, com diferentes dimensões. Por meio do ensaio granulométrico dos solos, definidos pela ABNT, ocorre a determinação do percentual em peso dos componentes presentes na massa seca total utilizada, baseadas no tamanho e composição das partículas existentes. A importância da caracterização de solos fundamenta as estratégias que são adotadas para a melhor trabalhabilidade do material, ou seja, a caracterização é utilizada como parâmetro para filtros, compactação, permeabilidade e capilaridade.

O processo utiliza de faixas pré-estabelecidas. A análise granulométrica pode ser realizada por peneiramento, quando se encontram areias e pedregulhos; por sedimentação, no caso de solos argilosos; e pela junção de ambos os processos.

OBJETIVO

        Em solos com quantidade considerável de finos, necessita-se o procedimento de ensaio de granulometria, mediante os métodos de peneiramento. Assim sendo, o destino do presente relatório é a prática do ensaio de granulometria em solos, com a sua posterior distribuição de granulometria e classificação.

        Com a curva granulométrica apresentada, estima-se os percentuais correspondentes a cada fração do solo, em relação ao peso total seco.

                                     

APARELHAGEM

  • Balança com precisão de 0,1 g;
  • Almofariz;
  • mão de gral;
  • Estufa capaz de manter a temperatura entre 105°C e 110°C
  • Cápsulas metálicas para determinação da umidade;
  • Placa de aquecimento;
  • Jogo de peneiras;
  • Béquer de vidro

METODOLOGIA DO ENSAIO

  • Determinação da umidade

A primeira etapa em laboratório consistiu na determinação da umidade da amostra de solo, através do método das pesagens. Em uma cápsula de peso conhecido (C1), foi acrescentada uma determinada quantidade de amostra de solo úmida (C+s+a), sendo pesada. Logo após, a cápsula com a amostra de solo foi seca através de uma placa de aquecimento, com temperatura estimada de 300ºC, por tempo aproximado de 10 minutos, perdendo assim sua umidade (C+s). Através das informações obtidas tornou-se possível determinar a quantidade do conjunto solo + água, diminuição de (C+s+a) por (C1), e também a quantidade de solo seco, diminuição de (C+s) por (C1). O teor de umidade médio final foi resultado de duas determinações de umidade do solo; os respectivos valores estão distribuídos na tabela 01.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (203.8 Kb)   docx (984.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com