TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula Prática Química Geral e Experimental

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Faculdade Pitágoras

Campus – Ipatinga – Centro

Engenharia de Produção

Relatório  de Aula Prática Química Geral e Expetimental

Prof.: Juan Rachid Pérez

Grupo

Elaine Savilly

        Gilberto Leoncio

Larissa Pereira de Souza

Laura de Oliveira Spínola

Ipatinga 06 de Abril de 2014

Introdução

     No dia 26 de março d 2014 fomos para o laboratório de química, onde nos familiarizamos com o mesmo, e foi feita uma experiência utilizando gasolina e água com sal.

Objetivos

     Determinar a densidade da gasolina, extrair o álcool e determinar seu percentual, a utilização de equipamentos para medir, transferir os líquido e separar as misturas.

Equipamentos utilizados

     Balança,

     Recipiente vazio,

     Pipeta volumétrica,

     Proveta

Procedimento

Pegamos o recipiente vazio e o pesamos 27,54g após coletamos 50 ml de gasolina com a pipeta volumétrica e despejamos no recipiente vazio e pesamos novamente o recipiente junto com a gasolina e chegamos ao peso 65,30g e através disso concluímos o peso da gasolina de 37,76 e podemos calcular a sua densidade de 0,75g, depois de feito isso acrescentamos 50 ml de solução aquosa salina (água com sal) que foi agitado por 3 minutos, e observamos que os líquidos não se interagem. Após virarmos na proveta e aguardamos 10 minutos também podemos observar que elas se dividiram formando uma mistura bifásica, e que a solução aquosa salina aumentou 2 ml e a gasolina diminui 10 ml, e percebemos que o álcool que continha na gasolina se misturou com a solução aquosa salina aumentando seu volume para 52 ml, e a outra parte evaporou, e calculamos o volume de álcool 2 ml e o seu percentual de volume 4% Depois disso fizemos a separação dos dois líquidos e os descartamos no seu devido lugar.

Conclusão

  Concluímos que o álcool pode se misturar tanto na gasolina quanto não solução aquosa, formando um mistura homogênea, e que a gasolina e a solução aquosa e uma mistura heterogênea.

Questionário

  1. A gasolina comercial é uma substancia pura ou mistura. Justifique.                      

 É uma mistura. Pois é formada de hidrocarbonetos, que são substâncias formadas por hidrogênio e carbono.

  1. Explique o fato de o etanol ser solúvel em gasolina e água. Enquanto a água e gasolina são imiscíveis.

O Etanol, é uma substância que possui nas moléculas uma parte apolar e uma parte polar. O Etanol é apolar e interage com as moléculas de gasolina, eminentemente apolares. A parte polar do etanol faz dele uma substância bastante solúvel em água (H2O). Porém, como a água não possui moléculas com regiões apolares e a gasolina não possui moléculas com regiões polares, a gasolina e a água são muito pouco miscíveis entre si.

  1. Compare a densidade da gasolina com a densidade da mistura água+etanol.  

Em referencia a posição da mistura,explica-se que quando dois líquidos que não se mistura,são colocados num mesmo recipiente,eles se dispõem de modo que o liquido de maior densidade ocupa a parte inferior e o de menor densidade ocupa a parte superior.

  1. Quais as vantagens econômicas, ambientais, e estratégicas do uso do etanol como combustível. E as desvantagens.  

ESTRATEGIAS= A industria aponta alguns diferenciais do etanol brasileiro: o controle biológico de pragas; a resistência a doenças (sem o uso de fungicidas e outros produtos químicos); o trabalho na agronomia da cana (que determina melhores formas de manejo) e a apropriação da matéria-prima para o processamento industrial. Outra vantagem para o Brasil é a capacidade de produzir cana-de-açúcar o ano inteiro.

AMBIENTAIS= O etanol, também chamado de álcool etílico, é resultante da fermentação de açúcares presentes principalmente em produtos agrícolas, como a cana-de-açúcar e cereais. Por esta razão é considerado um combustível renovável e nulo em emissões de gases do efeito estufa, pois a planta absorve dióxido de carbono durante o processo de crescimento.

ECONOMICOS= A cana-de-açúcar é um insumo renovável primário de crescimento rápido, com colheita anual. Um fator determinante nesse setor é a disponibilidade de água (quase 100% da cana brasileira é produzida sem utilizar irrigação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (185.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com