TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Ciência dos Materiais - Hematita

Por:   •  2/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE ITAÚNA

FACULDADE DE ENGENHARIA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DOS MATERIAIS

AYSLA LUIZA POUSA ROCHA

CLEITON RODRIGUES

JESSICA BORGES VILELA

RELATÓRIO DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS

Minério de ferro - Hematita

Itaúna - MG

2012


AYSLA LUIZA POUSA ROCHA

CLEITON RODRIGUES

JESSICA BORGES VILELA

Professor Denilson José do Carmo

RELATÓRIO DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

2.1        Composição e processamento da hematita        

2.1.1        Processamento da hematita        

2.2        Estrutura da hematita - Descrição cristalográfica:        

2.3        Propriedades fisicoquímicas        

2.4        Aplicações        

2.5        Técnicas de caracterização e controle usualmente aplicáveis da hematita:        

2.6        A hematita e o meio ambiente        

3        CONCLUSÃO        

4 REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

A atividade mineradora constitui um setor básico para a atividade econômica, fornecendo matérias primas fundamentais aos vários setores industriais. Entre estes, destaca-se a siderurgia com a produção de aço.

O processo de obtenção de metais, tem inicio na extração do minério. A hematita ou hematite é o principal minério de ferro. Apresenta-se na forma molecular Fe2O3 e geralmente associado à sílica (SiO2) e alumina (Al2O3).

Com o objetivo de atender às exigencias do setor siderúrgico, vários processos são necessários afim de preparar granulometricamente, concentrar ou purificar os minérios por métodos físicos e químicos, sem alteração da constituição química dos mesmos. A estes processos dá-se o nome de beneficiamento ou tratamento de minérios.

Considerando a oferta de recursos minerais brasileiros, o minério de ferro, principalmente a hematita, possui importante representatividade para o país. Minas Gerais é o grande estado produtor do minério na região do Quadrilátero Ferrífero.


  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
  1. Composição e processamento da hematita

Minério: Trata se de um mineral ou de uma associação de minerais (rocha), que contém um metal e/ou minerais exploráveis economicamente em grande escala.(ABREU,S.F, 1978.)

Assim, minérios são materiais cerâmicos e de grande valor econômico.

O quadro 1 apresenta diversos tipos de minérios:

Hematita

Minério de ferro

Pirita

Minério de enxofre e ferro

Magnetita

Minério de ferro

Bauxita

Minério de aluminio

Galena

Minério de chumbo

QUADRO 01-Tipos de minérios

Sendo assim, a composição molecular da hematita é Fe2O3.

Composição química aproximada: óxido de ferro, sendo 69,94% de ferro, 30,06% de oxigenio, podendo conter magnésio e titânio. Não é radioativa. Pertence ao  grupo dos óxidos anfóteros (ora básicos, ora ácidos).Compoe papel fundamental no tetraédro da ciência dos materias, pois fornece matéria-prima para processos de fabricação de metais. A figura 01 detalha o tetraédro da ciência dos materiais.

[pic 1]

FIGURA 01 Detalhe do tetraédro da ciência dos materiais 

  1. Processamento da hematita

O processamento mineral pode ser conceituado como o conjunto de operações básicas que são realizadas em uma matéria-prima mineral (minério bruto) com o objetivo de se obter sua adequação, ou seja, produtos comercializáveis. A terminologia técnica inclui diversos termos que podem ser empregados para conceituar esse conjunto de operações. Autores nacionais (Peres e colaboradores, Silva,Trajano e Beraldo, por exemplo) têm utilizado tradicionalmente o termo tratamento de minérios para designar todo o conjunto dessas operações básicas, enquanto autores estrangeiros vêm, modernamente, adotando com maior frequencia o termo processamento (Kelly e Spottiswood, Weiss, Wills, e muitos outros).(VALADÃO,p.13,2007)

Pode-se dividir o tratamento de minérios/beneficiamento da hematita em três etapas distintas. A figura 02 mostra essa etapas.

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

FIGURA 02- Divisão em etapas do tratamento de minérios

Cominuição: A cominuição ou fragmentação da hematita consiste na redução das dimensões dos blocos rochosos. Pode ser por processo de britagem (fragmentação dos blocos) ou moagem (fragmentação fina).

Mecanismo de fragmentação:

  • Compressão
  • Impacto
  • Cisalhamento
  • Tração
  • Atrito

Classificação: A classificação e o peneiramento da hematita tem como principal objetivo a separação de materiais em duas ou mais frações com partículas de tamanhos distintos. A operação unitária de separação e classificação da hematita é comum quase em todas as instalações industriais de tratamento, o que muda de um processo para outro é a ordem de realização das operações e o seu ajuste aos diferentes tipos de minérios ou de produtos formados. No peneiramento tem-se uma separação apenas segundo o tamanho geométrico das partículas, enquanto que na classificação a separação da hematita é realizada tomando-se como base a velocidade com que seus grãos atravessam um meio fluido (normalmente água).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (716.8 Kb)   docx (203.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com