TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Conformação

Por:   •  5/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto Politécnico da PUC Minas

Guilherme Augusto Silva e Souza

Samuel Aurélio Santos Reis

Prática: Geometria de Ferramenta (construção de ferramenta)

Belo Horizonte

2021

Prática: Geometria de Ferramenta (construção de ferramenta)

Trabalho apresentado à disciplina Laboratório de Conformação e Usinagem, do Instituto Politécnico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Professor: Klaus Higor dos Santos Silva

Belo Horizonte

2021

SITUAÇÃO 01: Cliente Guilherme; Fornecedor Samuel

  1. Especificação do cliente indicando o desejado

De acordo com a necessidade de produzir um eixo com boa resistência à torção, fadiga e resistência à tração, além de possuir uma usinabilidade razoável foi definido a utilização de um aço SAE 4140, como matéria prima do eixo a ser produzido. O eixo inicial contém um diâmetro de 65mm e comprimento de 80mm – necessitando chegar as seguintes medidas:

[pic 2]

  1. Projeto da ferramenta pelo fornecedor

Para a fabricação desse modelo de eixo desejado pelo cliente, iremos utilizar a ferramenta de corte com formato triangular básico negativo, raio de ponta 0,4 mm e quebra-cavacos para torneamento de acabamento.  Como suporte de fixação iremos usar o do tipo cunha- grampo para minimizar as vibrações com ângulo de posição .Utilizaremos parâmetros de corte iguais para a ferramenta convencional e a de acabamento.[pic 3]

  1. Justificativa da seleção da ferramenta e consequentemente do projeto

Promove uma boa retirada de cavaco dentro dos parâmetros de corte especificados além de ofertar um bom acabamento, tudo isso sem causar grandes desgastes aos insertos utilizados no processo. Dessa maneira, mantendo a rugosidade dentro de um padrão aceitável. Para a produção de um eixo, é essencial o controle de qualidade da rugosidade em sua linha de produção, sendo que, a mesma influencia diretamente no desempenho de todos os componentes mecânicos, influindo majoritariamente na qualidade de deslizamento e aderência.

https://drive.google.com/file/d/1nAs3YDNOrU8RufzqpL0Ustuk0wv_OVEy/view?usp=sharing

SITUAÇÃO 02: Cliente Samuel; Fornecedor Guilherme

  1. Especificação do cliente indicando o desejado

Foi demandado pelo cliente um semieixo para instalação em um maquinário de conformação de tubos. Foi explicitado que a matéria prima para construção da peça seja de aço SAE 1040. Suas dimensões devem contar com a remoção de material em duas sessões distintas, sendo uma deve ser usinada até atingir diâmetro de 26 mm, e outra com 36 mm, podendo ser observado através da imagem abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (78.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com