TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Conteúdo e Experimento da Gaiola de Faraday com Balão de Borracha

Por:   •  20/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 10

Relatório de conteúdo e Experimento da Gaiola de Faraday com balão de borracha

 

Sumário

AULA 1 - INTRODUÇÃO Á ELETRICIDADE        3

Resumo        3

Introdução        3

Teoria Atômica        3

Eletrostática        3

Corpos Eletrizados        4

Processos de Eletrização        4

Condutores e Isolantes        4

Conclusão        5

Referências        5

AULA 02 – CAMPO ELÉTRICO E LINHAS DE CAMPO        6

Resumo        6

Introdução        6

Desenvolvimento / Resultados        6

Conclusão        8

Bibliografia        8

AULA 03 – EXPERIMENTO DA GAIOLA DE FARADAY COM BALÃO DE BORRACHA        9

Resumo        9

Introdução        9

Procedimento Experimental        10

Resultados e discussão        10

Conclusão        11

Referências        11


AULA 1 - INTRODUÇÃO Á ELETRICIDADE

Resumo

Nesse relatório foram feitas anotações da primeira aula de laboratório de física 3, com o intuito de falarmos um pouco sobre o que nos foi apresentado durante a aula, onde o tema abordado foi a “Introdução á Eletricidade: Eletrostática”.

Introdução

A eletricidade é uma forma de energia, um fenômeno que é um resultado da existência de cargas elétricas. A teoria de eletricidade e seu inseparável efeito, magnetismo, são provavelmente a mais precisa e completa de todas as teorias científicas.

A eletricidade foi descoberta por volta de VI a.c. pelo matemático grego tales de Mileto, que concluiu que ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, o âmbar era capaz de atrair pequenos pedaços de palhas e fragmentos de madeira. A partir disso os estudos sobre a eletricidade aumentaram cada vez mais, até chegar em tudo que sabemos hoje.

Teoria Atômica

        A teoria atômica é a teoria cientifica que afirma que a matéria é constituída por unidades fundamentais chamados de átomos, que de acordo com essa teoria, é uma partícula extremamente pequena, porém não infinitamente pequena. Os modelos foram propostos por alguns cientistas para explicar o nível microscópico ás observações realizadas em níveis macroscópicos. Sempre que uma teoria deixava de explicar satisfatoriamente fatos experimentais, outros modelos eram propostos.

Eletrostática

A eletrostática é a área da física que estuda os fenômenos ligados à eletricidade estática, onde sua definição é dada ao excesso de cargas elétricas em um corpo, estando essas cargas em repouso. E ela se baseia em dois princípios: o princípio da conservação da carga elétrica (diz que num sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas permanece constante) e o princípio da atração e repulsão (diz que cargas iguais, positivas ou negativas, se repelem enquanto cargas opostas se atraem).  

Corpos Eletrizados

Os fenômenos eletrostáticos ocorrem quando um corpo, após passar por um processo de eletrização fica carregado eletricamente. Os corpos eletrizados podem ficar carregados de tais formas: pode ser Positivamente (se possui mais prótons do que elétrons), pode ser Negativamente (se possui mais elétrons do que prótons), ou ainda pode ser Neutro, se tiver as mesmas quantidades de prótons e elétrons.

Processos de Eletrização

Eletrização por atrito:

 Este processo foi o primeiro de que se tem conhecimento. Esse tipo de eletrização acontece quando atritamos dois objetos, que estão neutros, ocorre uma transferência de elétrons de um pra o outro. O resultado é um objeto carregado positivamente e outro negativamente.

Eletrização por contato:

 Esse tipo de eletrização acontece quando colocamos dois corpos condutores em contato, sendo um deles eletrizado, isso faz com que as cargas elétricas tente se estabilizar, ou seja, elas são redistribuídas entre os dois, fazendo assim que ambos os corpos tenham a mesma carga e sinal.

Eletrização por indução:

        Esse tipo de eletrização acontece somente com aproximação de um corpo eletrizado a um corpo neutro, isso ocorre baseado no princípio da atração e repulsão.

Condutores e Isolantes

        Condutores e isolantes são materiais elétricos que se comportam de maneiras diferentes em relação a passagem elétricas.

Os materiais isolantes não deixam passar corrente elétrica, pois não possuem elétrons livres, o plástico e a borracha são exemplos de isolantes. Os materiais condutores possuem excesso de elétrons em sua camada de valência, os elétrons presentes nessa camada são chamados de elétrons livres, e a força de atração entre eles e o núcleo atômico é pequena, logo eles possuem facilidade de se movimentar pelo material, tornando assim o material um bom condutor de eletricidade, o metal é um exemplo de condutor.

Conclusão

Através da primeira aula de Laboratório de Física 3, sobre a Introdução a Eletricidade: eletrostática, pudemos ter uma noção do que é a eletricidade e como ela foi descoberta. Foi possível também entender como a eletrostática está ligada a eletricidade, já que ela é uma das três subdivisões do estudo da eletricidade. Dessa forma somos capazes de descrever um corpo eletrizado e os processos de eletrização.

Referências

Resumo Teórico – Teorias Atômicas Pt1. Disponível em: https://www.kuadro.com.br /posts/resumo-teorico-teorias-atomicas-pt-1/. Acessado em 05 de março de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (373 Kb)   docx (764.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com