TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gaiola De Faraday

Artigos Científicos: Gaiola De Faraday. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  1.423 Visualizações

Página 1 de 2

1. HISTÓRICO

A primeira gaiola eletrostática foi idealizada pelo cientista Michael Faraday com sua gaiola de madeira mantida sobre pés isolantes e revestida exteriormente por uma fina chapa metálica. Faraday pôde constatar que o interior da gaiola estava livre de qualquer campo elétrico, mesmo quando aplicava à superfície externa cargas elevadíssimas, provando que um corpo podia ser mantido no interior da gaiola isolado e sem sofrer descargas elétricas, pois as cargas se distribuem na parte exterior da superfície (FALCONE, 2002).

2. FUNCIONAMENTO

A blindagem eletrostática é um fenômeno que ocorre quando o excesso de cargas em um condutor distribui-se de forma uniforme em sua superfície, sendo o campo elétrico em seu interior nulo.

Imagem 1: Gaiola de Faraday

Fonte: http://engenharia-eletrica.org/gaiola-de-faraday-o-fenomeno-da-gaiola-de-faraday/

De acordo com a segunda lei de Faraday, "no equilíbrio elétrico a força elétrica no interior dos condutores completamente fechados e desprovidos de corpos eletrizados é nula". Essa lei é consequência da precedente e significa que as cargas elétricas distribuídas na superfície externa de um condutor não exercem nenhuma ação nos seus pontos internos. Assim, as gaiolas eletrostáticas têm como objetivo proteger uma região da influência de eventuais campos externos (FALCONE, 2002).

3. APLICAÇÕES

A gaiola de Faraday protege os aviões e carros de serem eletrocutados por um raio enquanto pessoas estão em seu interior (no caso dos carros, a menos que seja um conversível). Quando uma descarga elétrica atinge um automóvel ou avião, as cargas são distribuídas e prosseguirão o seu caminho até a Terra, o que mantém a parte interna livre dos efeitos elétricos.

É utilizada para proteger equipamentos que não podem ser submetidos a influências elétricas externas, como os aparelhos eletrônicos. Se tais aparelhos forem expostos a um campo elétrico externo, seus componentes podem ser danificados. Outra aplicação da gaiola de Faraday é a proteção de edifícios contra descargas atmosféricas.

4. RESULTADOS EXPERIMENTAIS

A princípio, fez-se necessário colocar o celular ligado dentro de uma pequena gaiola. Ao tentar ligar para o celular, percebeu-se que o celular estava sem sinal. Isso ocorreu devido à blindagem proporcionada pela tela metálica, uma vez que essa tela reflete as ondas eletromagnéticas que se aproximam, impedindo-as de chegarem ao celular e cortando, portando, o seu sinal. Esse fenômeno também é observado no interior de um elevador, pois as paredes metálicas de um elevador atuam como a tela metálica da gaiola de Faraday.

Imagem 2: Aplicação da gaiola de Faraday em um aparelho celular

Fonte: http://doceblogdomaluco.blogspot.com.br/2013/05/gaiola-de-faraday.html

5. REFERÊNCIAS

A TERRÍVEL GAIOLA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com