TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gaiola De Faraday

Ensaios: Gaiola De Faraday. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 4

1-INTRODUÇÃO

Eletricidade é a alma de muitos aspectos do nosso mundo. Sem volts e amperes, muitas de nossas inovações tecnológicas deixariam de existir. Até mesmo os nossos corpos não funcionariam sem uma carga elétrica fechando através de nossas células. Mas o que dá a eletricidade, a eletricidade pode tirar. Embora esta forma de energia é vital para o tanto de nossas vidas, é uma daquelas coisas que são boas apenas nas quantidades certas. Eletricidade em demasia pode eletrocutar pessoas. Da mesma forma, ela pode acabar com nossos aparelhos eletrônicos tão queridos. Mas, graças a Michael Faraday, e uma de suas invenções, a gaiola de Faraday, os seres humanos desenvolveram muitas maneiras de controlar a eletricidade e torná-la mais segura para nossos computadores, carros e até mesmo para as pessoas. A Gaiola de Faraday protege seus conteúdos de campos elétricos estáticos. Um campo elétrico é um campo de força em torno de uma partícula carregada, como um elétron ou próton. Algumas são tão simples como cercas elétricas. Outros usam uma malha metálica fina. Independentemente de sua aparência exata, todas as gaiolas de Faraday levar cargas eletrostáticas, ou mesmo certos tipos de radiação eletromagnética, e distribuí-los em todo o exterior da gaiola.

2- OBJETIVOS

• Explicar o que é a gaiola de Faraday;

• Explicar o principio de funcionamento da gaiola de Faraday;

• Identificar as aplicações;

• Explicar porque o celular não tocou quando estava dentro da gaiola;

3. DEFINIÇÃO

A gaiola de Faraday foi uma experiência realizada pelo cientista Michael Faraday em 1836, para demonstrar que uma superfície condutora eletrificada possui um campo elétrico nulo no seu interior. Isso acontece porque as cargas se distribuem de forma homogênea na parte externa da superfície condutora, deixando de haver manifestação de fenômenos elétricos em seu interior.

4. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

Ao colocar o telefone celular no interior de uma superfície metálica fechada (Gaiola de Faraday), este torna-se o interior de um condutor elétrico fechado e oco. Como sabemos, o campo elétrico no interior de um condutor imerso em um campo eletromagnético em equilíbrio de cargas é nulo. As ondas eletromagnéticas, por sua vez, são constituídas por campos elétricos e magnéticos variáveis com o tempo. O que ocorre é que um campo elétrico variável gera um campo magnético também variável e vice-versa; assim, um vai produzindo o outro e faz com que a onda se propague pelo espaço. Em nosso experimento a onda chega á superfície metálica (faces da Gaiola) em cujo interior o campo elétrico deve ser nulo; como a onda perde, nessa cobertura, seu componente elétrico não há quem variar para produzir o componente magnético logo, a partir dai a onda deixa de existir e não há sinal para atingir a antena do telefone celular.

5. APLICAÇÕES

Ela serve para proteger instrumentos e aparelhos de grande sensibilidade, garantir a segurança de instalações perigosas, proteção de edifícios contra descargas atmosféricas, eletrônicos e até mesmo um avião de uma descarga elétrica durante o voo.

Outra aplicação prática é o forno micoondas, que também funciona como uma gaiola de faraday. Ele não deixa sair as micro-ondas que esquentam os alimentos, pois tem as suas superfícies metálicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com