TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gaiola De Faraday

Trabalho Universitário: Gaiola De Faraday. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

Michael Faraday (1791-1867), ao longo de sua vida conseguiu se tornar um cientista respeitado e um dos mais influentes de todos os tempos, os seus trabalhos mais conhecidos e influentes estão no campo da eletricidade e do magnetismo onde fez diversos experimentos que contribuiram para compreender melhor a forma como a eletricidade funciona. A Gaiola de Faraday foi um importante experimento , onde foi constituído para bloquear todo o tipo de ruído eletromagnético, ou seja, quando o campo eletromagnético penetra na superfície condutora gerará um campo contrario, assim teremos no interior da gaiola um campo praticamente nulo.Um onda eletromagnética e composta por campos elétricos e magnéticos oscilantes, qualquer equipamento que utilize corrente alternada como fonte de energia.

Faraday, para prova sua tese , entrou na gaiola e fez com que seus assistentes a eletrizassem intensamente. A gaiola estava constituida sobre suportes isolantes que chegaram a saltar faíscas , mas o cientista em seus interior não sofreu nenhum efeito elétrico, comprovando assim que sei experimento tinha fundamento.

A Gaiola de Faraday pode ser conectada a um gerador de Van de Graff que serve para conseguir altas tensões de eletricidade através da diferenca de potencial produzida pelo atrito, ou pode ser conectada tambem à máquina de Winshurt que basicamente tambem vai gerar tensões elétricas , que funciona separando as cargas positivas das negativas pelo processo de indução. Ao ser conectada a um deles e possivel perceber o surgimento do fenomeno da blindagem eletroestática como objetivo principal do experimento , que e muito utilizada nos dias de hoje.

A Gaiola vai se basear nas duas leis de Faraday, a primeira lei diz que a massa de uma substancia liberada em qualquer dos eletrodos, assim como a massa da substancia decomposta, será diretamente proporcional à quantidade de eletricidade que passa pela solução durante a eletrólise.Já a segunda lei diz que no equilíbrio elétrico a força elétrica no interior dos condutores completamente fechados e desprovidos de copor eletrizado e nula.

Neste estudo pretende estabeler as prinicipais caracteristícas e objetivos da Gaiola de Faraday e sua aplicações nos dia de hoje.

2. Producão de uma Gaiola de Faraday

O preparo de uma Gaiola de Faraday consiste na produção ou construção de uma malha de condutores de forma que no final crie um meio totalmente equopotencial ,ou seja, como os condutores estão ligados entre si, não vai existir nenhuma diferença de potencial entre eles. Com isso e possível minimizar os riscos de sobretensões induzidas, habitualmente geradas por diferenças de ponteciais e que danificam os equipamentos mais sensíveis a esse tipo de sobretensão. Para construir uma Gaiola de Farday é preciso de varios acessórios e a depender do material utilizado, vai haver uma interferencia na eficácia da mesma.

3. Aplicações da Gaiola de Faraday

Atualmente pode ser vista a necessidade dos conceitos e aplicações da Gaiola de Faraday de modo que auxiliem no dia a dia com problemas existentes no ramo da eletricidade e do magnetismo , como por exemplo nos caso onde ela vai ser usada na protecão de aparelhos de grande sensibilidade , tambem vai garantir segurança em locais onde existem explosivos onde qualquer coisa pode gerar um acidente grave. Algumas aplicações simples como usado em aparelho celulares , no gabinete do computador, um forno de microondas , ate no caso de blindagem eletromagnética em carros e aviões.

A Gaiola de faraday pode ser vista tambem no topo dos edifícios, como forma de para-raios onde são formados por uma liga metálica de cobre ou aluminio que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com