TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Eletrotécnica Básica: Motores Elétricos

Por:   •  30/9/2019  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

CAMPUS TERESINA-CENTRAL

DEPARTAMENTO DE INDÚSTRIA, SEGURANÇA E PRODUÇÃO CULTURAL

CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

DISCIPLINA: ELETROTÉCNICA BÁSICA

FACILITADOR: PROF. MARIO VIANA MEDEIROS FILHO



Relatório de eletrotécnica básica: Motores Elétricos

Discentes:

Ana Laura de Sousa Guedes

Tiago de Souza Lopes

TERESINA - PI

MAIO/2018

  1. INTRODUÇÃO

Motores elétricos são usados para a conversão de energia elétrica em energia mecânica. Esta conversão de energia ocorre na parte rotativa do motor. Podemos dispor de diversas configurações para um motor elétrico, dependendo da ligação do seu circuito (ligação em série ou alternada) e também da corrente ao qual o mesmo é alimentado. Um motor de corrente contínua é chamado de motor de condução, enquanto um motor de corrente alternada é chamado de motor de indução.

A energia elétrica é bastante utilizada no nosso cotidiano, além de ser utilizada no funcionamento de diversos aparelhos eletrônicos, ela também pode ser convertida como outras formas de energia, como a luminosa e a mecânica. Esta energia mecânica pode ser usada para o bombeamento de líquido de um lugar para outro usando bombas ou mesmo para soprar ar por sopradores ou ventiladores.

  1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS

A ideia de se obter energia mecânica a partir de energia elétrica, criando-se assim o primeiro motor de corrente contínua vem de 1830 quando Michael Faraday desenvolveu o primeiro motor de disco. No entanto, naquela época as próprias fontes de energia elétrica eram limitadas o que fez com que este motor apenas se tornasse uma curiosidade de laboratório sem aplicação prática alguma.

[pic 2]

Imagem 1.  Motor elementar de disco.

Independentemente do modo de fabricação, o princípio básico de funcionamento dos motores é o mesmo: alimenta-se a parte fixa do motor com energia elétrica, criando-se ali um eletroímã cujo campo magnético vai variar. Esse campo criará uma força magnética na parte móvel do motor que irá mover-se para tentar acompanhar a variação do campo magnético.

Assim como os demais motores elétricos, as duas partes principais do motor de corrente contínua são o rotor (parte móvel) e o estator (parte fixa), além de duas peças chave que proporcionam a operação correta do motor: o comutador e o par de escovas. Seu princípio de funcionamento é o mais básico dentre os motores.

[pic 3]

Imagem 2. Princípio de funcionamento de um motor CC.

        O estator é constituído pelos ímãs (norte e sul) e o rotor é representado por uma bobina que é alimentada pelo comutador em que circula uma corrente. Quando a corrente elétrica passa através da bobina e do campo magnético do imã, é gerada uma força magnética que produz torque, o que faz o eixo do motor girar.

[pic 4]

Imagem 3. Campo Magnético no motor CC.

O campo magnético é gerado entre os polos norte e sul do ímã e possui um sentido partindo do Norte para o sul. O torque que vai impulsionar a bobina e por sua vez o rotor, será proporcional ao campo magnético entre os ímãs. A densidade de fluxo magnético é representada aqui por B.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (66.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com