TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Ensaio de IMPACTO em corpos de prova de diferentes materiais

Por:   •  18/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório de ensaio de IMPACTO em corpos de prova de diferentes materiais

Resumo: O objetivo desse ensaio foi observar a reação dos corpos de prova ao impacto sob a ação de diferentes temperaturas e as características adquiridas após os tratamentos térmicos, a fim de saber suas aplicações e prever possíveis acidentes causados por fraturas.

  1. INTRODUÇÃO (Times New Roman, negrito, tamanho 10, maiúsculas)

(espaço simples entre linhas, tamanho 10)

O ensaio de impacto se caracteriza por submeter o corpo ensaiado a uma força brusca e repentina, que deve rompê-lo. O método de ensaio de impacto utilizado no relatório foi o Charpy, que é um método padronizado para medida de resistência a impactos e deformação de um material medindo o quanto esse material foi resiliente. Esta energia absorvida é medida e atua como uma ferramenta para estudar as propriedades dúctil e frágil do material.

Neste relatório é possível observar como os tratamentos térmicos atuam contra ou a favor de determinados tipos de fraturas, tornando possível saber as melhores situações e aplicações para os materiais estudados.

(espaço simples entre linhas, tamanho 10)

  1. FUNDAMENTAÇÃO (Times New Roman, negrito, tamanho 10, maiúsculas)

(espaço simples entre linhas, tamanho 10)

Diz respeito às referências (obras, estudos, documentos, pesquisas, entrevistas, etc.) integrantes do quadro teórico ― consistente e coerente ― que embasa, sustenta o desenvolvimento da pesquisa.

A fundamentação não é uma síntese ou um conjunto de citações das obras consultadas, mas a explanação e a integração de perspectivas, teorias, técnicas, conceitos e instrumentos relacionados com o tema pesquisado.

Percebe-se, então, que a fundamentação requer estudo, reflexão, criticidade e aplicabilidade do referencial escolhido ao problema investigado.

(espaço simples entre linhas, tamanho 10)

  1. METODOLOGIA

No ensaio de impacto foram utilizados seis corpos de provas, sendo de 2(dois) materiais diferentes em 3(três) temperaturas diferentes. Os materiais eram o Aço 1020 e o Aço inoxidável 304L. Os dois materiais foram testados em baixa temperatura (-10º C), temperatura ambiente (13º C) e alta temperatura (550º C). Para deixar a amostra em baixa temperatura foi usado um processo térmico onde o material foi colocado em um recipiente com álcool e gelo e ficou em um freezer por 48 horas. Para a amostra de alta temperatura foi usado o processo térmico onde ficou por 6 horas em um forno Brasimet em uma temperatura de 500º C.

Cada corpo de prova foi submetido ao ensaio de impacto, onde foi utilizado um pêndulo de 150 Joules para obtermos os resultados.

  1. ANÁLISE DOS RESULTADOS

Com base no ensaio de impacto, obtivemos os seguintes resultados:

Figura 1. Aço 1020 – Temperatura Ambiente

[pic 2]

A figura 1 mostra o corpo de prova de Aço 1020 em temperatura ambiente, onde obtivemos o resultado de 134J absorvidos pela amostra, sendo que ela não fraturou. Os resultados podem ter sido afetados e divergir do proposto no teórico, pois estava frio no dia em que foi feito o ensaio, cerca de 13º C.

Figura 2. Aço Inox 304L – Temperatura Ambiente

[pic 3]

A figura 2 mostra o corpo de prova de Aço Inox 304L em temperatura ambiente, onde foi obtido um valor de 147J absorvidos e a peça não fraturou. Houve bastante deformação plástica e o corpo de prova absorveu bastante energia. Novamente o fato de a temperatura ambiente estar relativamente baixa pode ter implicado em algum resultado, divergindo do embasamento teórico.

Figura 3. Aço 1020 – Baixa Temperatura

[pic 4]

A figura 3 mostra o corpo de prova de Aço 1020 em baixa temperatura, onde foi obtido um resultado de 4J absorvidos e a peça fraturou. Depois do processo térmico para resfriar o material, o mesmo passou a apresentar menos ductilidade, fraturando de uma forma frágil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (496.8 Kb)   docx (237.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com