TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferencie ensaio de tração aplicado em materiais dúcteis e frágeis

Por:   •  18/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 5

1. Diferencie ensaio de tração aplicado em materiais dúcteis e frágeis.

O traçado da curva é feito pelo registro das deformações na direção da tensão, para cada valor da tensão no processo de carregamento. Obtém-se assim a curva tensão x deformação. Em materiais dúcteis o gráfico é bem definido a região plástica e o escoamento e bem maior. Em materiais frágeis não há escoamento do material, simplesmente ao atingir o limite de ruptura ele rompe.

2. Descreva o que é dureza de um material.

A dureza,comopropriedadefísica,ébastanteutilizadaparaindicarecomparar os materiais. É por meio da dureza de um material que podemos identificar a sua resistência à ruptura, assim como a capacidade de deformar-se sob a ação de uma carga de tração ou compressão ou de outro esforço qualquer.

A definição de dureza é complexa devido as diferentes interpretações que são empregadas, de modo simples podemos dizer que é a resistência à deformação permanente.

O conceito de dureza não é o mesmo para todas as suas aplicações. Na mine- ralogia é a resistência ao risco que um material tem em relação a outro; na metalurgia é a capacidade de resistência à deformação plástica permanente; na mecânica é a resistência ao desgaste ou à penetração e na usinagem a dificuldade ao corte. As definições de dureza estão relacionadas com a:

• Resistência à penetração.

• Resistência à ação do risco.

• Absorção de energia sob ação de cargas dinâmicas.

• Resistência ao corte.

• Resistência à abrasão.

Na mecânica, a que apresenta maior interesse é a resistência à penetração. Na prática a resistência à abrasão e resistência ao corte são características fundamentais.

3. Cite os principais ensaios de dureza.

Ensaio de dureza Brinell, Ensaio de dureza Rockwell, Rockwell superficial, Ensaio de dureza Vickers, Ensaio de dureza escleroscópia e Ensaio de microdureza.

4. Quais são as regiões do ensaio de tração em materiais dúcteis?

Região Elástica, Escoamento, Endurecimento por deformação, estricção e por fim a Ruptura.

5. O que é corpo de prova? Como pode ser?

Os corpos de prova para o ensaio de tração devem seguir um padrão de forma e dimensões para que os resultados dos testes possam ser significativos. No Brasil é seguida a norma MB-4 da ABNT que define formatos e dimensões para cada tipo de teste.

A seção transversal do corpo de prova pode ser circular ou retangular dependendo da forma e dimensões do produto de onde for extraído.

  • Se ele for proveniente de uma chapa, placa ou perfil, em geral terá seção transversal retangular.
  • Se for proveniente de um corpo de seção circular ou irregular, ou ainda de dimensões muito grandes, ele terá seção circular.
  • No caso de peças produzidas por fundição, o corpo de prova é obtido fundindo-se um tarugo contíguo à peça, que é posteriormente usinado.
  • Em produtos conformados mecanicamente as propriedades mecânicas variam conforme a direção (anisotropia). A escolha da direção do eixo do corpo de prova deverá cuidadosamente determinada.

Partes de um corpo de Prova

[pic 1]

6. Como é a fratura em materiais dúcteis? E nos frágeis?

Fratura é a separação de um corpo em duas ou mais partes  quando submetido a um esforço mecânico.

  • Fratura dúctil ocorre apenas após extensa deformação plástica e se caracteriza pela propagação lenta de trincas resultantes da nucleação e crescimento de microcavidades.
  • Fratura frágil ocorre pela propagação rápida de trincas, acompanhada de pouca ou nenhuma deformação. Nos materiais cristalinos ocorre em determinados planos cristalinos chamados planos de clivagem ou ao longo dos contornos de grão.

7. *Em quais situações é útil o ensaio de compressão?

Na maioria das ocasiões se evita o trabalho com os ensaios de compressão, pois neste trabalho temos muitos fatores que estão suscetíveis a erros, como: a dificuldade gerada pelo atrito entre o corpo de prova e a máquina de teste, possibilidade de flambagem durante o ensaio, entre outros fatores que facilmente invalidariam os resultados.

Os materiais que normalmente são submetidos a esses testes de compressão são: Concreto, Cerâmicas, Metais, Plásticos e compostos.

8. *Qual é o princípio do ensaio de dureza em metais?

Ensaios de Dureza – A maioria dos ensaios de dureza estáticos consiste na impressão de uma pequena marca feita na superfície da peça, pela aplicação de pressão, com uma ponta de penetração.

A medida da dureza do material é dada em função das características da marca de impressão e da carga aplicada.

9. *O que é escala de Mohs? Qual o princípio de medida?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (85.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com