TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Iniciação ao Laboratório Químico

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Queda Livre

Relatório da disciplina Física Geral e Experimental: Mecânica.

Faculdade Pitágoras – Feira de Santana

Prof: MSc Artur Passos Dias Lima

Resumo

Neste relatório apresentamos conceitos de fundamentais importâncias, que envolvem deslocamento, velocidade e aceleração, sendo que para o nosso caso especificamente, a gravidade. Dessa forma, estudamos as variáveis de espaço e de tempo percorridos por um corpo. O movimento estudado é denominado Queda Livre.

Assim, descrevemos várias medições de tempo da queda livre de uma esfera metálica, analisando o tempo em alturas diferentes

Introdução

Segundo Serway, quando usamos a expressão “corpo em queda livre”, não nos referimos necessariamente a um corpo lançado do repouso. Um corpo em queda é qualquer corpo movendo-se livremente sob a influência da gravidade. Além disso, o movimento queda livre é uma particularidade do movimento uniformemente variado, pois trata-se de um movimento acelerado que sofre ação da aceleração da gravidade.

Através de estudos e experiências, Galileu Galilei conseguiu constatar que a velocidade de um corpo qualquer, em queda livre, aumenta sempre de quantidade que serão iguais em cada 1s. Medindo-se este aumento, verificou-se que é igual a 9,8 m/s em cada 1s. Desde então, entende-se que a aceleração na queda livre, chamada aceleração da gravidade representada por g, é igual a 9,8 m/s². Ficamos então cientes de que as distâncias percorridas de um corpo em queda livre são proporcionais ao quadrado dos tempos gastos em percorrê-las. E que, todos os corpos, independente de sua massa, forma ou tamanho, caem com aceleração constante e igual. Um corpo lançado verticalmente para cima realiza durante a subida um movimento retilíneo uniforme retardado, pois o módulo de sua velocidade diminui no decorrer do tempo. Já um corpo lançado verticalmente para baixo, realiza um movimento retilíneo uniforme acelerado, pois o módulo de sua velocidade aumenta no decorrer do tempo.

Sendo assim, essa experiência se resume a aplicação dos conceitos de deslocamento, velocidade, aceleração e gravidade.

Procedimento Experimental

Para a realização da Queda Livre, foram utilizados: um aparelho Lançamento Horizontal Queda Livre, uma trena, uma régua, uma esfera metálica e um cronômetro.

Usamos a régua para alinhar o aparelho em uma das extremidades da bancada; com a trena medimos a altura indicada na Tabela 1, e só depois disso, foi conferido o alinhamento da parte horizontal do aparelho. Em seguida, foi posicionada a esfera com diâmetro de aproximadamente 1,5 cm, na ponta inferior do aparelho, enquanto era cronometrado o tempo entre o momento em que a esfera era até atingia o solo. Na sequência, foi realizado 05 repetições para cada uma das 04 alturas informadas na Tabela 1: 1,20m, 1,30m, 1,40m, 1,50m.

Resultados e Discussão

Após realizadas todas as quedas Livres necessárias, verificados e anotados todos os dados obtidos, realizou-se a averiguação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com