TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Inspeção Técnica

Por:   •  31/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 5

  UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG  [pic 1]

PREFEITURA UNIVERSITÁRIA – PU  

[pic 2] 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC  

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG  

PREFEITURA UNIVERSITÁRIA – PU  

 

 

 

 

 

 

 

Relatório de Inspeção

UFCG – Campus Cuité:

Transformador com Vazamento de Óleo e Problemas Elétricos no Ginásio

   

     

   

   

   

 

Campina Grande – PB

Novembro de 2021

  1. Transformador com Vazamento de Óleo

Foi relatado que um transformador estaria vazando óleo constantemente, há algumas semanas, então foi solicitada uma vistoria a ser realizada por Engenheiro Eletricista, que, após inspeção visual no transformador e em seu quadro de distribuição, constatou o seguinte:

  1. Especificações do Equipamento: Transformador Trifásico 13,8kV/380V com potência de 300kVA, instalado em poste;

[pic 3]

  1. Situação: Transformador aparenta estar em bom estado de conservação, está bem dimensionado, porém apresenta vazamento de Óleo;

[pic 4]

[pic 5]   [pic 6]

  1. Análise: Não foram encontrados sinais de sobrecarga, a demanda máxima do campus nos últimos anos foi de 254kVA para a totalidade do campus (como mostrado abaixo nas faturas de energia dos últimos dois anos antes da pandemia), essa carga é ainda dividida pelos quatro transformadores existentes, ficando afastada a possibilidade de sobrecarga desse transformador.

[pic 7][pic 8]

Também não foram encontrado sinais visuais de falhas de isolação / curto-circuito, não ficando claro o motivo para o vazamento do óleo (Vale ressaltar que a Prefeitura Universitária não dispõe dos equipamentos adequados para dar um diagnóstico preciso, como analisador de energia, termovisor, entre outros, por isso a análise foi visual e pela demanda registrada na conta de energia do campus).

Considerando que o vazamento de óleo afeta a refrigeração do transformador, que não se sabe a dimensão do vazamento e que o retorno das atividades presenciais na universidade levará a um aumento na carga do transformador, há a possibilidade de um aumento na temperatura que pode causar avaria no transformador e perigo à comunidade acadêmica.

  1. Recomendações: Avaliando as alternativas para a solução do problema, foi constatado que a solução mais segura para o problema, levando em conta o perigo para as pessoas que transitam no local, é a contratação de um serviço de fornecimento e instalação de um novo transformador, com as mesmas características do atual, em substituição ao antigo, em tempo ágil para que seja executado antes do retorno presencial às aulas.

Recomenda-se também, que após a instalação do novo transformador, seja feito um acompanhamento pelos engenheiros eletricistas nos primeiros meses após a volta às aulas.

Outra opção seria a contratação de um serviço de manutenção completa no transformador (já que não se sabe a causa do problema), com a substituição do transformador por um igual durante o período da manutenção, mas foi recomendada a substituição devido ao diagnóstico impreciso de qual a causa do problema do transformador.

  1. Problemas na Iluminação do Ginásio – Campus Cuité

  1. Situação: Foi relatado por funcionário que, durante a noite, após algumas horas ligadas, as lâmpadas sobreaquecem e desligam (os disjuntores individuais das fileiras desarmam). Também foi constatado que as lâmpadas sobreaquecem e desligam mesmo quando não estão todas ligadas, o que sugere um problema interno nas lâmpadas ou nos seus condutores.

[pic 9]

  1. Quadro Geral: O Quadro Geral está em boas condições, possui identificação dos circuitos, cabos identificados pelas cores e está bem dimensionado.

[pic 10]

  1. Quadro de Iluminação: O Quadro de Iluminação (QD1) está em boas condições, possui identificação dos circuitos (numerados na porta) e cabos identificados pelas cores, porém, há pequenos problemas de dimensionamento.

[pic 11]

  1. Análise: A iluminação geral interna atual do ginásio conta com seis fileiras de quatro lâmpadas de sódio de 400W, com reator de 30W.

Cada uma das seis fileiras é alimentada por circuito separado, com condutor de 1.5mm2 e disjuntor de 20A. Cada circuito possui corrente de aproximadamente 8.7A e o condutor de 1.5mm2 suporta 10.5A mesmo considerando um fator de agrupamento de 0.6, portanto, o condutor de 1.5mm2 é, teoricamente, apropriado.

Já os disjuntores de proteção dos circuitos devem possuir corrente maior que a corrente nominal e menor que a capacidade de condução de corrente do condutor, portanto, devem ser maiores que 8.7A e menores que 10.5A, sendo recomendável a troca dos disjuntores individuais dos circuitos das luminárias para 10A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (911.8 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com