TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Acido Base

Trabalho Escolar: Quimica Acido Base. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

A extração consiste em uma técnica de separação baseada nos diferentes graus de solubilidade dos constituintes. Compostos orgânicos, por exemplo, são, em geral, mais solúveis em solventes também orgânicos e pouco solúveis em água. Quando se colocam em contato duas fases de composições diferentes, pode ocorrer a transferência de componentes de uma fase a outra e vice versa. Este transferência entre as fases ocorre até que o estado de equilíbrio seja atingido. Extração é o processo no qual ocorre a transferência de um soluto de um solvente para outro solvente e tem por finalidade isolar determinados compostos orgânicos de soluções ou suspensões aquosas onde se encontram. (SOLOMONS, 1996). De acordo com Arrhenius, ácido é uma substância que em solução aquosa ioniza-se, liberando um cátion H+. Base é uma substância que em solução aquosa dissocia-se, produzindo ânions OH-. Uma reação entre um ácido e uma base, produz sal e água, portanto sal é uma substância que em solução aquosa libera ions diferentes de H+ e OH-.

Já para Brönsted e Lowry e sua teoria protônica, toda substância capaz de ceder um proton é um ácido, e toda substância capaz de receber um próton é uma base, seja um íon, ou uma molécula.

A teoria mais abrangente é a de Lewis, na qual um ácido é uma espécie capaz de receber pares de elétrons e uma base é uma espécie capaz de doar pares de elétrons, sempre buscando formar ligações químicas. Reações entre ácidos e bases de Lewis sempre originam ligações ligações covalentes.

O procedimento mais comum que se utiliza para fazer uma Extração Ácido-Base baseia-se em extrações por solvente sequenciais, buscando purificar ácidos e bases presentes na solução problema.

Outra aplicação da Extração Ácido-Base é a separação de ácidos muito fracos de ácidos muito fortes, ou de bases muito fracas de bases muito fortes, sabendo que deve haver uma grande diferença entre suas constantes (pKa e pKb).

ATKINS, P.W., JONES, L. L. Princípios de Química. 3a Ed. São Paulo: Bookman, 2002.

SOLOMONS, T.W.G. Química Orgânica Vol. 1, 6a Ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1996.

Uma solução em determinado solvente orgânico da qual se deseja extrair um composto ácido dentre uma mistura, essa separação pode ser feita adicionando-se uma base solubilizada em um solvente imiscível àquele da solução problema. Então, o novo solvente reagirá com o composto ácido formando um sal solúvel em um dos solventes. Com uma solução heterogênea em mãos, é fácil separar as fases e sintetizar o composto ácido extraído novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com