TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Acido Base

Casos: Quimica Acido Base. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

O comportamento ácido-base é conhecido de longa data. Os termos ‘ácido’ e ‘sal’ datam da Antiguidade, ‘álcali’, da Idade Média e ‘base’ do século XVIII. Boyle, no século XVII, estudou os indicadores, inclusive o corante vermelho do pau-brasil. Os indicadores começaram a ser utilizados em titulações no século XVIII.

As teorias ácido-base, ou seja, as teorias que procuram explicar comportamento dessas substâncias baseando-se em algum princípio mais geral, são também bastante antigas, porém vamos considerar apenas as do século X. As principais, cronologicamente em relação a seu surgimento, são as teorias de Arrhenius (1887), dos sistemas solventes (1905), protônica (1923), eletrônica (1923), de Lux (1939), de Usanovich (1939) e ionotrópica (1954), sem esquecer as críticas de Werner (1895 a 1911). Vejamos um pouco de cada uma delas.

Os indicadores corados são substâncias assim designadas pelo fato de, pela sua cor, darem indicações ao observador sobre as espécies químicas que existem ou predominam num sistema material. Quando ocorre uma reação química há alteração de concentrações das espécies presentes: os reagentes dão origem total ou parcialmente aos produtos de reação(OLIVEIRA, 1999).

Em situação de equilíbrio químico há coexistência de reagentes e produtos, uns e outros em maior ou menor quantidade, consoante a extensão do equilíbrio, i.e., a sua maior ou menor deslocação no sentido direto ou inverso da reação. Estas afirmações são válidas, seja qual for o tipo de reação que ocorre, precipitação, ácido-base, complexação, ou redox; os indicadores são escolhidos em conformidade e geralmente são espécies que intervêm em reações do mesmo tipo que a reação principal, mas menos extensas (PRADO, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com