TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Laboratório Atuadores

Por:   •  9/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório de Laboratório

ATUADORES

SUMÁRIO

1. Objetivo        3

2. Introdução        3

3. Materiais utilizados        3

4. Procedimento experimental        3

5. Análise de dados        7

6. Conclusão        8

Referências        9

2

1. Objetivo

O objetivo deste laboratório foi conhecer os periféricos de saída mais utilizados em IoT. Além de saber utilizar e aplicar atuadores discretos e não discretos, como também conhecer a função PWM. E aprofundar sobre os recursos disponíveis no Tinkercad.

2. Introdução

Para o tema abordado no laboratório foi utilizando a ferramenta Tinkercad, com tudo o que já foi visto até o momento desde funções aos códigos. Incluindo novas funções como utilizar um relé, no caso foi utilizado o LU-5-R, utilizou também um diodo para proteger o circuito contra tensão reversa gerada pelo relé. Assim como também foi realizado no código, um loop para o motor girar horário e anti-horário. E por ultimo aprendeu-se sobre o servo motor e seu funcionamento.

  1. Materiais utilizados

  1. Computador com:

•Sistema operacional Windows ou Linux •Porta USB

•Acesso à internet

  1. Tinkercad

• https://www.tinkercad.com/

  1. Procedimentos

Neste laboratório foi realizado no primeiro experimento, no qual foi focado em relé, um programa em que o motor ficaria ligado por 3 segundos e desligado por 1 segundo. Para isto foi utilizado Arduino, fonte, motor, diodo, resistor, relé e transistor. Ao criar um novo circuito no Tinkercad, selecionar os itens já citados acima, apena deve-se fazer a montagem do circuito. Que se baseia em ligar o polo positivo da fonte ao pino comum do relé, saindo do pino “a” e sendo ligado ao polo positivo do diodo, após isso o fio é ligado ao 5V do Arduino. O polo negativo da fonte

  • ligado ao negativo do motor. O polo positivo do motor é ligado ao pino “NA” (Normalmente aberto) do relé, lado esquerdo em cima. O pino 8 do arduino é ligado a um resistor, no qual esta ligado ao centro do transistor. A perna esquerda do

3

transistor está ligada ao pino “a” em baixo. No qual também está conectado ao polo negativo do díodo. A perna direita do transistor está ligada ao GND do arduino. Conforme a figura 1 demonstra. Isso resulta no giro do motor, conforme será descrito na análise.

Figura 1- Primeira atividade

[pic 1]

Fonte : Pessoal, 2020.

Programação:

int porta_rele1 = 8;

void setup()

{

pinMode(porta_rele1, OUTPUT);

}

void loop()

{

digitalWrite(porta_rele1, HIGH); //Liga rele 1 delay(3000); // liga por 3 segundos digitalWrite(porta_rele1, HIGH); //Desliga rele 1 delay(1000); //desliga por 1 segundo

}

4

O segundo experimento é baseado no primeiro, no entanto é acrescentado mais um relé e com ele mais um resistor, transistor, díodo e também uma fonte. O fio que sai do 5v do arduino esta conectado ao pino a do primeiro e segundo relé. Os cabos que saem do GND do arduino, estão conectados a perna direita dos dois transistor‟s. A perna do meio dos transistor‟s estão conectados ao resistor, que estão ligados ao pino 8 e pino 10. A perna esquerda dos transistor‟s, estão conectados ao díodo e também ao pino „a‟ do relé. O polo negativo do motor está conectado ao pino comum do primeiro relé, e o polo positivo está conectado ao pino comum do segundo relé. As saídas positivas da fonte estão conectadas ao pino NA dos relé‟s. Contudo as saídas negativas estão ligadas ao pino NF dos relé‟s. Conforme a segunda figura.

Figura 2 – Segunda atividade

[pic 2]

Fonte : Pessoal, 2020.

Programação:

int porta_rele1 = 8;

int porta_rele2 = 10;

void setup()

{

pinMode(porta_rele1, OUTPUT);

pinMode(porta_rele2, OUTPUT);

}

void loop()

{

digitalWrite(porta_rele1, HIGH);  //Liga rele 1

delay(5000);

5

digitalWrite(porta_rele1, LOW); //Desliga rele 1

delay(1000);

digitalWrite(porta_rele2, HIGH); //Liga rele 2

delay(5000);

digitalWrite(porta_rele2, LOW); //Desliga rele 2

delay(1000);

}

O terceiro e ultimo experimento é para montar um circuito que faça o servo motor variar de 0° a +180° e depois 180 para 0°. Para isso foi utilizado um Arduino e servo motor. A sua ligação ocorreu da seguinte forma, o ponto esquerdo do servo motor está ligado ao GND do arduino. O polo central está ligado ao 5V do arduino e o polo direito está ligado a saída 9 do arduino. Juntamente com o código, resultando no giro do servo motor de 0◦ a 180◦. Conforme a figura 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (243.8 Kb)   docx (113.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com