TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Laboratório de Física

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Pontifícia Universidade Católica De Minas Gerais

Trabalho academico de laboratório de física geral

Engenharia Mecanica

Felipe Pessoa Gurgel

Mapeamento de Campos Elétricos

Belo Horizonte

2018

Introdução Teórica: Um campo elétrico é gerado por cargas elétricas em um determinado espaço, podendo ser calculado pela fórmula: E=F/q, onde ‘‘F’’ é a força que atua sobre uma carga puntiforme e ‘‘q’’ a carga de prova. As linhas de campo em uma carga positiva são divergentes e na carga negativa, são convergentes, representado abaixo:

[pic 1]

Quando são colocadas duas placas carregadas uniformemente com cargas de sentidos oposto, o sentido do campo sempre será da carga positiva para negativa e as linhas de campo ficam perpendiculares a chapa, representado abaixo:

[pic 2][pic 3]

A tensão entre dois pontos A e B, é o trabalho realizado por unidade de carga que se desloca entre esses pontos sob a ação do campo elétrico, ou seja, V=W/q  ou  V .[pic 4]

Objetivo:  Utilizar um voltímetro para mapear as linhas equipotenciais existentes numa região condutora entre dois eletrodos carregados com cargas de sinais opostos; Obter as linhas de campo elétrico (a direção e o sentido do campo elétrico) a partir das linhas equipotenciais; Através da análise do gráfico V x L determinar o módulo do campo elétrico ao longo de uma linha de campo elétrico.

Material Utilizado: uma cuba de vidro, uma fonte de tensão contínua, quatro eletrodos, dois planos e dois circulares, um voltímetro, uma ponta de prova e uma folha de papel milimetrado ou quadriculado.

 Parte Experimental: Primeiro colocamos os eletrodos em uma cuba de vidro e montamos o circuito, colocamos as placas fornecendo uma tensão de 6volts. Para o voltímetro indicar a tensão e provar que tem campo elétrico na região, colocamos água na cuba por ser um condutor e não o ar.

  Em uma folha quadriculada abaixo da cuba, determinamos as distancias entre pontos ao eletrodo negativo e medimos a tensão em cada ponto, obtendo:

[pic 5]

[pic 6]

Onde o campo elétrico representado pelo coeficiente angular foi de

E= -19,28 V/cm.

Conclusão: Após realizar os experimentos foi possível alcançar os objetivos propostos na aula,observando as linhas de campo elétrico. O resultado do campo medido foi o esperado.

Bibliografia: Caderno de atividades de laboratório- física geral 3- departamento de física e química- Puc Minas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (651.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com