TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Máquinas Elétricas

Por:   •  9/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.238 Palavras (13 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS - CAMPUS ITUMBIARA

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

LEONIDIO PEREIRA DA SILVA NETO

RELATÓRIO MOTOR DE INDUÇÃO MONOFÁSICO

        

ITUMBIARA – GO

                  SETEMBRO/2018        


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS - CAMPUS ITUMBIARA

Curso de Engenharia Elétrica

LEONIDIO PEREIRA DA SILVA NETO        

RELATÓRIO MOTOR DE INDUÇÃO MONOFÁSICO

        

Relatório apresentado como pré-requisito na disciplina de Máquinas Elétricas II do curso de Engenharia Elétrica, realizado por Leonídio Pereira da Silva Neto, no Instituto Federal de Goiás – Campus Itumbiara, como método de avaliação na disciplina ministrada pelo professor Roberlam Gonçalves de Mendonça.

ITUMBIARA – GO

SETEMBRO/2018

SUMÁRIO

1        introdução        4

2        motor de indução monofásico        5

3        funcionamento        5

4        tipos de motores de indução monofásicos        6

5        circuitos equivalentes        10

6        ensaios        13

7        Desenvolvimento        22

8        Resultados gráficos        22

9        análise dos resultados        24

10        conclusão        25

11        referências        26

12        anexo a        26

  1.  introdução

No curso de Engenharia Elétrica é ministrada a disciplina Máquinas Elétricas II, que vem para nos mostrar os motores de indução, monofásicos e trifásicos, que iremos encontrar em nosso dia-a-dia, e também apresentar os problemas e soluções típicas relacionadas aos mesmos que possam vir a surgir.

São de extrema importância o entendimento e a capacidade de determinar, analisar e interpretar o comportamento de máquinas elétricas no que diz respeito ao seu funcionamento como geradores e motores.

O motor de indução monofásico é um tipo de motor que possui apenas um conjunto de bobinas e sua alimentação é feita por uma única fase de corrente alternada. Dessa forma, este tipo de motor absorve energia elétrica de uma rede monofásica e transforma-a em energia mecânica.

Os motores monofásicos são empregados para cargas que necessitam de motores de pequena potência como, por exemplo, motores para ventiladores, geladeiras, impressoras e furadeiras portáteis (motores até 10 HP).

Neste relatório será abordado os ensaios realizados em laboratório e os parâmetros obtidos com os mesmos. Os ensaios feitos foram: motor em vazio, com carga 1 e 2, rotor travado (nominal), rotor travado (com fator de serviço), tensão induzida nas ranhuras e inspeção termográfica para visualização física das bobinas de campo.

                 

  1. motor de indução monofásico

  2. funcionamento

Estruturalmente, os tipos mais comuns de motores de indução monofásicos são semelhantes aos motores polifásicos de gaiola de esquilo, exceto em relação a disposição dos enrolamentos do estator. No lugar de uma bobina concentrada, o enrolamento real do estator está distribuído em ranhuras de modo a produzir uma distribuição espacial de FMM aproximadamente senoidal.

Uma tensão CA é aplicada no estator criando uma distribuição de campo. Visto que há apenas uma bobina circulando corrente alternada, o fluxo no entreferro é fixo e de módulo variável. Para o rotor parado, é induzido uma tensão nele que gera uma FMM contrária à do estator. Têm-se então que o ângulo entre a densidade de corrente e a densidade de fluxo é de 90°, fazendo assim o torque ser zero (sem poder dar partida).

Então faz-se necessário transformar o motor monofásico, onde as bobinas possuem eixos defasados por 90° elétricos e onde as correntes que circulam nas bobinas estejam também defasadas de 90° elétricos e possuam módulos que resultem em FMM’s iguais. Isso é conseguido introduzindo-se um enrolamento auxiliar com eixo em quadratura ao eixo do enrolamento principal. Em um motor com fase auxiliar com capacitores de partida, um capacitor é colocado no circuito do enrolamento auxiliar para se obter uma defasagem de 90° entre as correntes do enrolamento principal e auxiliar levando ao aparecimento de um torque de partida diferente de zero. Após a partida, o enrolamento auxiliar é desligado quando o motor atinge 75% da velocidade nominal.

[pic 1]

Figura 1 – Motor Monofásico: (a) campo induzido e (b) capacitor de partida

  1. tipos de motores de indução monofásicos

  • MOTOR DE FASE DIVIDIDA

Possui um enrolamento auxiliar espacialmente defasado de 90° em relação ao enrolamento principal. Quando é atingida uma determinada rotação, este enrolamento auxiliar é desconectado do circuito do motor por intermédio de uma chave centrífuga. Já que é dimensionado para atuar somente durante a partida, se não for desconectado acabará por queimar.

[pic 2]

Figura 2 – Circuito equivalente e curva TxV de um motor de fase dividida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com