TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Padronização de solução

Por:   •  2/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.789 Palavras (20 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ[pic 1]

CAMPUS VIII – MARABÁ

QUÍMICA EXPERIMENTAL

PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

Aline Matos Sousa

Antônio Miranda de Oliveira Neto

José Edson

Iasmim Viana Santos

Luan Benicio Silva Costa

MARABÁ

2019

SUMÁRIO

1 Introdução.......................................................................................................2

2 Objetivos.........................................................................................................3

2 Materiais e Métodos.......................................................................................3

3 Resultados e Discurssão..............................................................................6

4 Conclusão......................................................................................................9

5 Referencia.....................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

A mistura homogênea de duas substâncias é uma solução, cujo sua dispersão é notada pela sua escala de partículas. O primeiro é caracterizado como soluto quando uma das misturas é um sólido ou um gás é um líquido e o segundo de solvente, quando os componentes são líquido o que possui em mais elevada quantidade é chamado de solvente, já o que possui menor quantidade é chamado de soluto.

Uma SOLUÇÃO DILUÍDA é aquela que contém somente uma pequena quantidade de soluto (ou solutos) em relação à quantidade de solvente. Por outro lado, uma SOLUÇÃO CONCENTRADA contém uma grande quantidade de soluto. Quando se trata de soluções é necessário especificar suas composições, ou seja, as quantidades relativas dos vários componentes. A composição pode ser expressa de diferentes maneiras. Para começar, vamos assumir uma solução de dois componentes, A (solvente) e B (soluto) adotando a seguinte notação: mA, mB: massa em gramas de A e B; nA, nB: quantidade de matéria, em mols, de A e B; VA, VB: volume de A e B puros, em litros; V: volume total da solução, em litros (BACCAN, 2001). Segundo o autor, as medidas mais importantes e relevantes para medir as composições liquidam são de fração em volume de B é VB / V, em que, o B puro dividido pelo volume total da solução. Deve ser observado que, em geral V  VA + VB; usualmente há uma alteração significativa do volume quando duas substâncias formam uma solução. Esta forma de medida é empregada exclusivamente em soluções líquida, e seu uso mais comum é comercial. Outro tipo de fração é a molar ou fração em quantidade de matéria de B, representada por xB, é a razão entre a quantidade de matéria de B e a quantidade de matéria total, BA B B n n n x (2.1) Um mol tem um número fixo de partículas (número de Avogadro); assim, a fração molar é um número fracionário – a fração molar de B é a fração de todas as moléculas em uma solução que são moléculas de B. Através desta definição xA + xB = 1 ou, no caso de soluções de mais de dois componente: xA + xB + xC + … = 1.  C. MOLALIDADE de B (mB) é a quantidade de matéria de B dissolvida em 1 kg (1.000 g) de A.  

Outro ponto importante se trata da MOLARIDADE ou CONCENTRAÇÃO em quantidade de matéria de B é a quantidade de matéria do soluto B por litro de solução: nB / V, com V em litros. A molaridade de B pode ser representada como: [B], MB ou cB. Quando a molaridade de uma solução é conhecida, um volume dela pode ser medido e o número de mols de B neste volume pode ser calculado. A desvantagem desta forma de medida é que a molaridade varia com a temperatura devido à expansão ou contração da solução (BACCAN, 2001). Essas maneiras de expressão são provenientes da molaridade de B é 0,1; loho, a molaridade de B é 0,1; se tornando a solução de 0,1 mol/L cem relação a B.

2 OBJETIVOS

Definir e classificar as soluções, os tipos mais comuns de unidade de concentração de soluções e realizar cálculos envolvendo estas unidades, ademais, preparar soluções e determinar a concentração de uma dada solução.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

Para a realização da prática de laboratório foram utilizados materiais como:

  • Becker
  • Pipeta
  • Cápsula de porcelana
  • Balão volumétrico
  • Funil
  • Garrafa pet
  • Pera
  • Recipiente de vidro
  • Erlenmeyer
  • Bureta
  • Suporte universal

Primeiramente foram apresentados pela docente métodos para o preparo de soluções e a como realizar a padronização das mesmas. Portanto, para realizar a preparação de uma solução é importante saber que ela tem seu aspecto como quantitativo. E para obter resultados é necessário expressar a concentração e para encontrar essa concentração é importante utilizar métodos como o de título , molaridade, ppm e de normalidade. Durante a aula a docente apresentou como manusear a balança estequiométrica e a capela de exaustão. Para tanto, a aula dividiu-se em dois momentos a primeira foi realizado o processo de preparo de soluções e o segundo momento teve como objeto a realização da padronização das substâncias.

Preparo de soluções:

experiência: determinar a concentração de uma solução de cloreto de sódio

Para determinar a concentração primeiramente foi pesado a cápsula vazia para saber seu valor vazia que teve como seu peso 49,660 g, após esse procedimento foi medido com a Pipeta volumétrica 5 ml de Nacl e transferir o volume para a cápsula vazia e colocar a mesma em banho Maria, após sair do banho Maria foi deixado a cápsula esfriar por dez minutos e pesado novamente para obter o resultado final.

2° experiência: Preparar 100 ml de solução de NaOH de concentração aproximadamente 0,1 mol/l.

Para a realização da experiência foi pesado 0,4 g de Nacl na balança com auxílio de um Becker, após esse procedimento foram adicionado 20 ml de água destilada e transferido o para o balão volumétrico com auxílio de um funil, esse procedimento foi realizado três vezes até atingir o volume de 100 ml e a concentração foi homogeneizada. Para armazenar está concentração foi utilizada uma garrafa pet e para isso foi necessário fazer o ambiente com uma pequena quantidade da substância e após este processo a substância foi transferida do balão para a garrafa que estava devidamente identificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (320.5 Kb)   docx (210.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com