TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Partida Escalonada

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT

CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA

ACIONAMENTO DE MOTOR DC

        

DALBER TELHON SANTOS FREITAS

GABRIEL SANTOS SILVA

HERICK SANTOS DE ARAÚJO

RAFAEL AUGUSTO SOARES SANTOS

Aracaju

2016

DALBER TELHON SANTOS FREITAS

GABRIEL SANTOS SILVA

HERICK SANTOS DE ARAÚJO

RAFAEL AUGUSTO SOARES SANTOS

ACIONAMENTO DE MOTOR DC

[pic 1]

Aracaju

2016

Sumário

1-        INTRODUÇÃO        4

2-        OBJETIVOS        5

2.1-        OBJETIVO GERAL        5

2.2-        OBJETIVOS ESPECIFICOS        5

3-        REFERENCIAL TEÓRICO        6

4-        MATERIAL UTILIZADO        9

5-        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        10

6-        RESULTADOS E DISCUSSÕES        12

7-        CONCLUSÃO        13

8-        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

 


  1. INTRODUÇÃO

Na indústria como também no cotidiano, existem aplicações em que dois ou mais aparelhos não devem ser energizados ao mesmo tempo, mas um após outro em intervalos de tempo diferentes. Neste caso, deve-se utilizar um sistema automático que possa fazer isso de forma eficiente na ordem desejada, visando garantir os intervalos no tempo almejado.

Um exemplo de aplicação em que dois equipamentos não podem ser ligados ao mesmo tempo é o de aparelhos de som de alta potência, em alguns desses sistemas o alto-falante só deve ser conectado ao circuito após o amplificador ser alimentado para evitar o "bump" (colisão) da fonte que pode danificar o componente. Faz-se necessário certo retardo no acionamento de dois ou mais equipamentos e isso pode ser conseguido com a partida escalonada.

Os motores elétricos, durante a partida, solicitam da rede de alimentação uma corrente de valor elevado, da ordem de 6 a 10 vezes a sua corrente nominal. Nestas condições, o circuito, que inicialmente fora projetado para transportar a potência requerida pelo motor, é solicitado agora pela corrente de acionamento durante um certo período de tempo. Em consequência, o sistema fica submetido a uma queda de tensão normalmente muito superior aos limites estabelecidos para o funcionamento em regime, podendo provocar sérios distúrbios operacionais nos equipamentos de comando e proteção.

Esta condição bloqueia a partida simultânea de dois motores, e como dito anteriormente,  é geralmente utilizada para evitar sobrecarga em uma rede, na qual o automatismo mantém uma ordem de ligação dos motores, caso ocorra uma queda de tensão, no retorno da mesma, os motores partiriam simultaneamente provocando perturbações no sistema numa partida comum, no caso atual, deseja-se projetar um sistema de partida de dois motores, através de um único conjunto de botoeiras, sendo que dado um comando de ligar, parte primeiro um motor, e depois de um tempo parte o outro, sendo que o desligamento é simultâneo.

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

Acionar dois ou mais motores de indução trifásico em um sistema de partida escalonada.

  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS

        

  • Realizar a montagem do circuito de comando com as suas respectivas sinalizações;
  • Realizar a montagem do circuito de força ou potência com as suas respectivas sinalizações;
  • Realizar a interligação dos dois circuitos afim de aplicar os conceitos da partida escalonada.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A condição de partida de um motor elétrico pode solicitar energia ao sistema de maneira severa, causando perturbações na rede. Em alguns casos, porém, é necessário realizar o acionamento simultâneo de dois ou mais motores, o que agrava ainda mais as condições do sistema de suprimento. Porém, em alguns casos é necessário que dois ou mais motores de grande potência sejam acionados simultaneamente como parte de um processo qualquer de produção, sendo sempre conveniente evitar tal manobra, isto porque pode produzir severa queda de tensão na instalação, acarretando distúrbios que podem interferir no funcionamento de outros equipamentos. A severidade das partidas simultâneas pode ser acentuada ou não, dependendo da localização dos motores acionados. Se estes estiverem ligados no mesmo circuito terminal, ou de distribuição, as condições tornam-se significativamente mais desfavoráveis do que se estiverem ligados em circuitos de distribuição diferentes [4].

Com o consumo de potência relativamente exagerado, na maioria das vezes a rede dos usuários padroniza limites para a rede elétrica para distribuir energia proporcionalmente e não causar danos ou ausência de energia em outros setores. Algumas características são a corrente de partida que é maior do que a de funcionamento normal e a potência utilizada que é diretamente proporcional à potência mecânica no eixo [2].

Na instalação de motores devem-se tomar cuidados como: o padrão de limitações para partida de motores, limitar queda de tensão nos outros pontos durante a partida, o rendimento e a perda de potência dos motores. Para escolher o método de partida do motor devem ser consideradas as características da máquina, disponibilidade de potência fornecida, segurança nos procedimentos, queda de tensão e o mais importante, o que será ligado ao (s) mesmo (s) [2].

Como dito anteriormente, os motores elétricos solicitam da rede de alimentação uma corrente elevada na partida. Essa corrente é da ordem de 6 a 10 vezes a sua corrente nominal, de acordo com o gráfico abaixo é possível ver essa alteração. O motor suporta a sobrecarga na partida, porém ocorre uma queda de tensão, refletindo-se em todas as cargas ligadas no mesmo barramento [4].

Figura 1 – Gráfico de Sobrecarga[pic 2]

Segundo a NBR 5410/04, a queda de tensão na partida não deve ultrapassar 10%, garantindo que os demais equipamentos se mantenham dentro da faixa estabelecida.  A corrente consumida por um motor é função da tensão aplicada [4].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com