TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Prática Slump test

Por:   •  21/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

Relatorio de prática Slump test

  1. Introdução

O concreto é o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico.

No preparo do concreto, deve se tomar cuidado com a qualidade e a quantidade da agua utilizada, pois ela é responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta de aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for em excesso, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando evaporar.

Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório, a fim de verificar a qualidade e para obter os dados necessários á elaboração do traço.

O principal ensaio realizado é o Slump test ou ensaio de abatimento do tronco de cone, que mede a consistência e a fluidez do material, permitindo que se controle á uniformidade do concreto. Se a dosagem foi realizada de forma correta, a constância do abatimento vai indicar a uniformidade e a trabalhabilidade e consistência.

  1. Referencial teórico

Definição de Slump: ensaio do abatimento do tronco de cone a medida máxima e mínima do abatimenot é definida pelo calculista, em função das propriedades desejadas de trabalhabilidade. No Brasil, este ensaio é regulamentado pela NBR-NM67 (1998) – determinação da consistência pelo abatimento do tronco.

  1. Procedimento experimental.

Primeiro é colocado o traço de cimento, areia, e pedra, mexe para juntar todos, abre um espaço no meio no monte e é acrescentado metade da agua, a agua não pode escapar pois ela leva o cimento embora, depois de mexer acrescente o resto para que fique homogêneo.

Depois de preparada a massa, foi montado o conjunto para o slump test, o cone e colocado sobre uma chapa de metal reta,  apoiando os pés sobre as aletas do cone de Abrams, para mantê-lo firme, e com e com o auxilio da colher de pedreiro encha rapidamente o molde com o concreto coletado em três camadas, cada uma com aproximadamente um terço da altura do molde compactado, cada camada é compactada com 25 golpes da haste de adensamento, distribuindo uniformemente os golpes sobre a seção de cada camada, para a compactação da camada inferior, é necessário inclinar levemente a haste e efetuar cerca de metade dos golpes em forma de espiral até o centro. Compactar a segunda e a camada superior, cada uma através de toda sua espessura e de forma que os golpes apenas penetrem na camada anterior. No preenchimento e na camada superior acumular o concreto sobre o molde, antes de iniciar o adensamento. Se durante a operação de compactação, a superfície do concreto ficar abaixo da bolda do molde adicionar mais concreto para manter um excesso sobre a superfície do molde durante toda a operação da camada superior, rasar a superfície do concreto com uma colher de pedreiro e com movimentos rlantes da haste da compactação

Os ensaios realizados seguiram os seguintes procedimentos e metodologia, sendo utilizados os traços: 1º 1:2:3 x=0,80 , 2º 1:2:3 x=1,0.

Teste de Slump manual

 O grupo 1º  fez os traços 1:2:3 x=0,80, ou seja 1 cimento, 2 pedra, 3 de areia, e 0,80 de agua; nessas medidas obteve um concreto mais denso, com menos agua.

[pic 1]

O grupo 2º fez os traços 1:2:3 x=1,0, ou seja 1 cimento, 2 pedra, 3 de areia e 1,0 de agua, já neste teste obtivemos um concreto mais mole, mais fluido.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (223.8 Kb)   docx (194.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com