TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Prática Slump Test

Por:   •  25/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  4.835 Visualizações

Página 1 de 8

Relatório de Prática Slump Test, Moldagem e Cura de Corpo de Prova

1 INTRODUÇÃO

O concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico.

No preparo do concreto, um ponto de atenção é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.

A relação entre o peso da água e do cimento utilizados na dosagem, é chamada de fator água/cimento (a/c).

O concreto deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, pois a porosidade por sua vez tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto. A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço.

Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório, a fim de verificar a qualidade e para se obter os dados necessários à elaboração do traço (massa específica, granulometria, etc.). 

O concreto apresenta dois estados no processo de aplicação: o fresco e o endurecido. A qualidade final de uma estrutura de concreto depende do controle de suas propriedades em ambos estados, mas o controle do concreto fresco é indispensável, pois este é fundamental à execução das estruturas e às propriedades da estrutura de concreto endurecido.

O principal ensaio realizado no concreto fresco é o Slump Test ou Ensaio de Abatimento do Tronco de Cone, que mede a consistência e a fluidez do material, permitindo que se controle a uniformidade do concreto. Se a dosagem foi realizada da forma correta, a constância do abatimento vai indicar a uniformidade da trabalhabilidade e consistência.

A principal propriedade do concreto antes de seu   endurecimento   é   a   trabalhabilidade. A trabalhabilidade determina o esforço para manipular, transportar, lançar e adensar o concreto sem perda mínima de homogeneidade.

Considerando as especificações dos concretos utilizados na construção civil o Slump Test é muito útil para o controle da qualidade do concreto no estado fresco. No entanto, é preciso ter a garantia que o concreto foi dosado adequadamente e que a trabalhabilidade foi verificada durante o seu preparo.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Definição do SLUMP: Ensaio do abatimento do tronco de cone A medida máxima e mínima do abatimento é definida pelo calculista, em função das propriedades desejadas de trabalhabilidade.

No Brasil, este ensaio é regulamentado pela NBR-NM67 (1998) – Determinação da Consistência pelo Abatimento do Tronco.

Conforme ABNT NBR NM 33:1998 e ensaio em conformidade com ABNT NBR NM 67:1998 Concreto. Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. Método de Ensaio, equivalente à ASTM C143/C143M-10ª Standard Test Method for Slump of Hydraulic-Cement Concrete.

                           

3 OBJETIVO

O presente relatório tem por objetivo apresentar os resultados obtidos através de ensaios de abatimento do corpo de prova - Slump Test, conforme NBR NM 67/96, e ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos.

4 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Os materiais e equipamentos utilizados nos ensaios foram os seguintes:

4.1 Equipamentos:

1 – Colher de Pedreiro

2 – Vasilhame para mistura de argamassa e pequenas amostras de concreto

3 – Conjunto para Slump Test - base, cone de Abrams, funil e haste de adensamento

4 – Forma de Corpo de Prova

5 – Proveta graduada para a adição de água na mistura do concreto, foi utilizada uma pipeta.

4.2 Materiais

- Água

- Areia média/fina

- Cimento CP II – Z 32

- Óleo diesel

- Pedra britada 25 mm

                           

5 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Os ensaios realizados seguiram os seguintes procedimentos e metodologia, sendo utilizado o traço efetivo de - 1: 1,73: 3,25: 0,55

5.1 Teste de Slump - Manual

1. Colocar areia, cimento, pedra e água, na proporção do traço, mexer com a colher para misturar bem o concreto.

Figura 1 – Material adicionado no vasilhame para mistura de argamassa

[pic 1]

2. Verificar a homogeneidade da argamassa batendo com a colher de pedreiro sobre ela e fazer um buraco observando a quantidade de pedra, número de vazios. Caso o   que   for observado seja satisfatório, montar o conjunto de Slump test sobre superfície plana.

Figura 2 – Conjunto para slump test montado

[pic 2]

3. Apoiar os pés sobre as aletas do cone de Abrams, para mantê-lo firme e com o auxílio da colher de pedreiro encher rapidamente o molde com o concreto coletado em três camadas, cada uma com aproximadamente um terço da altura do molde compactado.

Figura 3 - Apoio dos pés sobre as aletas do cone de Abrams, para mantê-lo firme

[pic 3]

4. Compactar   cada   camada   com   25   golpes   da   haste   de   adensamento.   Distribuir uniformemente os golpes sobre a seção de cada camada. Para a compactação da camada inferior, é necessário inclinar levemente a haste e efetuar cerca de metade dos golpes em forma de espiral até o centro. Compactar a camada inferior em toda a sua espessura.

Compactar a segunda camada e a camada superior, cada   uma através de toda sua espessura e   de   forma   que   os   golpes   apenas   penetrem   na   camada   anterior. No preenchimento e na compactação da camada superior, acumular o concreto sobre o molde, antes de iniciar o adensamento.  Se   durante a   operação   de   compactação, a superfície do concreto ficar abaixo da borda do molde, adicionar mais concreto para manter um excesso sobre a superfície do molde durante toda a operação da camada superior, rasar a superfície do concreto com uma colher e pedreiro e com movimentos rolantes da haste de compactação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (264.3 Kb)   docx (159.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com