TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Refrigeração

Por:   •  26/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo:

Calcular os coeficientes de performance.

Resultados:

Pressão do reservatório quente 999,05 kPa, pressão do reservatório frio 129,43 kPa

Equipamento

T entrada

T saída

Compressor

21,77 °C

71,32 °C

Condensador

55,80 °C

39,79 °C

Evaporador

-3,25 °C

-3,75 °C

Válvula de expansão

39,40 °C

-10 °C

[pic 1]

[pic 2]

Discussão:

Foi observado um a operação de um ciclo de refrigeração e com os dados experimentais foram calculados o coeficiente de desempenho e o coeficiente máximo.

Ciclo de refrigeração é regido pela segunda Lei da termodinâmica que está relacionada aos princípios de conservação, para estudo deste ciclo o enunciado de Kelvin-Planck e Clasius propõe uma vantagem de fornecendo um meio eficaz de apresentar deduções importantes da Segunda Lei em relação a ciclos termodinâmicos.

Segundo Kelvin-Planck “É impossível qualquer sistema operar em ciclo termodinâmico e fornecer uma quantidade de trabalho para as suas vizinhanças enquanto recebe energia por transferência de calor de um único reservatório térmico”. O enunciado não exclui a possibilidade de que uma quantidade de trabalho a partir de uma transferência de calor extraída de um único reservatório.

Para Clasius “É impossível para qualquer sistema operar de maneira que o único resultado seria a transferência de energia sob a forma de calor mais frio para um corpo mais quente”. Com este enunciado ele não exclui a possibilidade de transferência de energia em forma de calor de um corpo frio para um corpo quente, pois e exatamente isso que um ciclo de refrigeração realiza, mais com as palavras “único efeito” ele determina que deva existir algum outro efeito que faça dentro do sistema transferir calor nas vizinhanças ou em ambos.

O coeficiente de desenho foi muito menor que o coeficiente máximo isso se deve por todas as irreversibilidades existentes em ciclo termodinâmico real, como neste sistema cada aparelho teve uma irreversibilidade que impedi o seu funcionamento com máxima eficiência,  a compressão não ocorre de maneira adiabática, ou seja, existe a troca de calor com o ambiente, a condensação não esta ocorrendo a pressão constante isso faz com que o gás refrigerante sai sub-resfriado e não liquido saturado, na válvula de expansão o processo acontece de maneira isoentálpica, como a condensação a evaporação não ocorre a pressão constante sendo que o gás e liberado superaquecido.

Todo o ciclo de refrigeração utilizado no experimento não está isolado da vizinhança por isso ocorre perca de calor em todos os pontos de saída dos equipamentos e entradas dos equipamentos, fazendo com que corra uma diminuição na eficiência do ciclo.

Conclusão:

Conclui-se com os resultados obtidos a partir dos dados experimentais, analisando o coeficiente de desempenho e coeficiente máximo que o processo pode ser melhorado, essa conclusão está baseada no fato de que o CORPR é menor que o  .[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com