TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita Técnica à Pedreira Santo Antônio em Varginha - MG

Por:   •  4/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS - UNIS[pic 1]

ENGENHARIA CIVIL

CARLOS HENRIQUE CRABBI DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA À MINERAÇÃO SANTO ANTÔNIO

Varginha – MG

2018

  1. INTRODUÇÃO

Através do IV Congresso Internacional do Grupo Unis, foi oferecido a nós alunos a oportunidade de conhecermos o processo de extração da rocha Gnaisse e visitarmos o local de atividade da Mineração Santo Antônio, localizado na zona rural da cidade de Varginha – MG. Onde é realizado todo o processo de exploração da rocha para a obtenção de matacões, britas e areia de brita, desde as detonações da rocha mãe, passando pelas britagens até o transporte final, tudo de acordo com a ABNT NBR 7211 – Agregados para Concreto.

Neste relatório apresentarei o que absorvi a respeito da exploração da rocha Gnaisse com a palestra e visita técnica na pedreira. Todas as informações contidas neste relatório foram fornecidas pelos palestrantes ou guias da visita técnica.

  1. PALESTRA

Antes da visita nos foi apresentado em palestra (Figura 1), por um dos engenheiros responsáveis pela pedreira, o Grupo Mineração Santo Antônio, que exerce suas atividades desde 1962, trabalhando no local atual desde 1976, com responsabilidade ambiental, social e sempre seguindo as normas vigentes. Atende cidades em um raio de 130 km da sua cidade sede, abastece todo o Sul de Minas, comercializando em média 100 mil toneladas de pedra britada por mês e oferecendo 11 produtos, dentre eles: areia de brita (fina, média e grossa);  britas (0, 1, 2, 3, e 4) e  matacões.

Figura 1: Palestra ministrada aos alunos sobre o Grupo Mineração

Santo Antônio.

[pic 2]

Fonte: O autor.

A rocha explorada pela Pedreira Santo Antônio no local visitado é a Gnaisse, classificado segundo a massa como um agregado normal. É uma rocha de origem metamórfica, fácil de ser encontrada, e por ser uma rocha muito resistente é amplamente utilizada na construção civil, pavimentação e até mesmo de maneira ornamental.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Após a palestra ministrada para os alunos seguimos para a visita in loco de operação da Mineração Santo Antônio, com orientação do Professor Yago Petrim Cruz e dos responsáveis da própria empresa. Portanto segue um breve relato da exploração e beneficiamento dos agregados, que nos foi passado em visita.

3.1 Detonações

Para dar início a exploração primeiramente são feitos furos no penhasco com predominância da rocha Gnaisse por uma máquina chamada “perfuratriz” (Figura 2), onde são introduzidos explosivos e posteriormente detonados. Para atender a demanda da Pedreira Santo Antônio, são executadas em torno de duas detonações ao mês. Após a explosão ocorre o desmonte da rocha em blocos de pedra, que podem ter dimensões superiores ao metro.

Figura 2: Penhasco onde é realizada a exploração.

[pic 3]

Fonte: O autor.

3.2 Transporte

Após as detonações e o desmonte da rocha mãe, ocorre à retirada e carregamento dos blocos de pedra por máquinas chamadas de “pás carregadeiras” em caminhões com caçamba basculantes, que os transportam até o britador primário. Chegando lá o caminhão descarrega (Figura 3) esses blocos de pedra em um poço parecido com um funil (Figura 4), e por meio da vibração do próprio britador, esses blocos de pedra vão deslizando até a chamada “boca do britador”.

Figura 3: caminhão basculante descarregando os blocos de pedra.

[pic 4]

Fonte: O autor.

Figura 4: Poço onde os blocos de pedra deslizam até a boca britador.

[pic 5]

Fonte: O autor.

3.3 Britagem

A Pedreira Santo Antônio dispõe de um britador primário conhecido como “britador de mandíbula”, que é apresentado na figura 5.

Figura 5: Britador primário de mandíbula.

[pic 6]

Fonte: Slides de aula da disciplina Materiais de Construção I.

 Quando os blocos de Gnaisse chegam às mandíbulas do britador, ocorre a fragmentação desses blocos em pedaços menores que passam por uma seleção em uma peneira vibratória com abertura de malha de 75 mm. O que fica retido nessa peneira é comercializado como “matacão”, derivado da primeira britagem da rocha de Gnaisse já é utilizado na construção civil, em bases de pavimentações e em gabiões. Estes avançam por uma esteira e são amontoados, onde ficam a espera do caminhão que realizará o transporte para o depósito final (Figura 6).

Figura 6: Esteira que realiza o transporte dos matacões.

[pic 7]

Fonte: O autor.

A Mineração Santo Antônio conta com britadores secundários e terciários, chamados de “britadores cônicos” pelo fato do moedor ter um formato cônico

(Figura 7).

Figura 7: Britador cônico.

[pic 8]

Fonte: Slides de aula da disciplina

Materiais de Construção I.

A porção que passou pela peneira de 75 mm não é destinada a geração de matacões e seguem por outra esteira (Figura 8) que levará até o britador secundário, em que ocorre outra vez uma britagem dos fragmentos e subsequentemente são conduzidos novamente por esteiras (Figura 8) até o britador terciário no qual ocorre a desintegração final da rocha de Gnaisse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (736.2 Kb)   docx (760.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com