TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO TECNICO DE VISITA A UMA PEDREIRA

Por:   •  15/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.120 Palavras (9 Páginas)  •  2.180 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

PEDREIRAS BAHIA

SALVADOR

2015

JOSELMO DA SILVA JÚNIOR

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

PEDREIRAS BAHIA

Relatório de Visita Técnica apresentado a Disciplina Carregamento e Transporte de Minérios do curso de Técnico em Mineração da faculdade de Tecnologia Senai Cimatec, pelo aluno Joselmo da Silva Júnior, Orientado pelo Professor Camila Reis, como requisito a obtenção de nota.

SALVADOR

2015

Sumário

APRESENTAÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

ANEXOS 10

APRESENTAÇÃO

Atendendo a solicitação da Professora Camila Reis, da Disciplina Carregamento e Transporte de Minérios, apresento em seguida, relatório das observações desenvolvidas durante a visita a Pedreira Bahia.

Possuindo 24 anos de atuação no mercado, a Pedreiras Bahia fica localizada em uma área de 300 hectares no município de Simões Filho, cerca de 20km do centro de Salvador. A sua liderança no mercado é conquistada através de investimento em novas tecnologias, visando produtos de alta qualidade com baixo custo na produção, o que torna seus preços mais competitivos. É a única pedreira do estado que o carregamento dos seus caminhões é feito por correias transportadoras.

A Pedreiras bahia tem como missão, contribuir para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade, utilizando-se da engenharia como principal foco do négocio. A sua principal visão é elevar em 70% o quantitativo de empregados com orgulho de trabalhar nas Pedreiras Bahia, sentindo-se como parte integrante dela, e, também, se tornar líder de mercado de pedra britada na Região metropolitana de Salvador. A empresa apoia os seguintes valores: Integridade, Integração, Qualidade e Solidez.

OBJETIVO

* Observar o processo de administração.

* Conhecer as atividades desenvolvidas na empresa.

PROGRAMAÇÃO

* Chegada a empresa às 14:13h.

* Visita aos setores: Lavra a céu aberto, Centro de Beneficiamento, Pilhas-pulmão.

* Término da visita às 17:00h.

DESENVOLVIMENTO

O grupo que fez a visita técnica no dia 14/05/2015, em uma quinta-feira, foi recepcionado pelo Sr. Fernando Filho, Engenheiro de Minas responsável pela Pedreira, em que está envolvido desde o processo de extração do minério como no seu beneficiamento, e também um técnico em segurança do trabalho chamado Daniel para nos passar algumas informações sobre segurança da mina e nos acompanhar durante o percurso. Primeiramente fomos direcionados a área onde fica a lavra a céu aberto da pedreira, onde estava em operação apenas uma perfuratriz - quando chegamos ao local -, uma escavadeira de grande porte e algumas carregadeiras que faziam o carregamento do material e áreas diferentes. Após o Sr. Fernando fazer contato com um supervisor mecânico, demorou cerca de vinte minutos para a segunda perfuratriz começar a funcionar em uma área em que a mina está se expandido para conseguir remover mais minérios e trazer lucros a empresa.

A lavra a céu aberto da Pedreiras Bahia tem uma vida útil que ultrapassa os cem anos de idade, podendo se prolongar por mais algum tempo ou não alcançar a estimativa de tempo prevista, devidos a problemas ambientais, por exemplo. Porém a lavra possui três níveis a serem trabalhados que pode ser visualizado no ANEXO 1, o nível zero não estava em operação no momento devido as condições climáticas que predominavam na região o que acabou alagando o fundo da mina, que por questões de segurança não poderia ser acessado enquanto toda a água fosse irrigada por uma bomba que já estava no local há cerca de quatro dias. Os únicos níveis que estavam em operação foi o um e o nível três, porém o terreno da frente de lavra do nível um estava meio comprometido por causa das fortes chuvas, o que ocasionou uma formação de lama, que poderia vir a comprometer os pneus dos caminhões, ficando atolados no meio do caminho que poderia atrasar a produção, pois o minério não chegaria ao britador primário para ser feito o beneficiamento. É possível conferir no ANEXO 2 um caminhão fora de estrada indo de encontro com a carregadeira que estava o aguardando para fazer o carregamento, em um intervalo entre caminhão e outro o operador fazia uma limpeza removendo os excessos de lama no local, que estava bem degradado e úmido. Pude classificar que não havia boas condições naquela via de acesso que levava até essa frente de lavra, ou seja, a berma não tinha uma boa resistência ao mal tempo, o que poderia trazer prejuízos a empresa posteriormente. A Pedreiras Bahia tem atualmente uma frota de seis caminhões fora de estrada, onde cinco ficam em operação de um fica na manutenção preditiva.

Durante a estadia do grupo na lavra a céu aberto, o britador primário quebrou, o que atrasou bastante na produção. Pois o silo estava cheio, e não tinha onde despejar o minério que estava na caçamba do caminhão, no momento só haviam três caminhões operando pois não havia uma necessidade de uma maior quantidade pelo fato do minério estar localizado próximo ao britador primário. Devido a não ter onde colocar o minério, teve de parar a produção para corrigir o erro do britador primário danificado, onde foi colocado um suporte para fazer o britador voltar a funcionar enquanto a nova peça não estava pronta ou não tinha sido entregue pelo fornecedor, essa informação ficou um pouco vaga devido ao volume do rádio de Sr. Fernando que dificultava um pouco a compreensão. Pouco tempo depois encontramos o engenheiro mecânico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com