TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de agragados

Por:   •  27/10/2015  •  Artigo  •  3.407 Palavras (14 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 14

AGREGADO GRAÚDO E MIÚDO

Ana Cristina N. Moreira, ana_nakamura2004@hotmail.com;

Alberdan Júlio, Dan.julio@hotmail.com;

Bruno Rocha, bordobrasil@gmail.com;

Carolina Borlot, carolborlot@hotmail.com;

Charles Pezzine, charlespezzine@hotmail.com;

Diego Barcelos, diegobarcelosrodrigues1@gmail.com;

Vanessa Lima, lima.vani@hotmail.com.

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar através de ensaios algumas propriedades do agregado graúdo e miúdo, tais como: taxa de umidade, massa específica aparente, massa específica real (através de 2 métodos), volume de vazios e granulometria do agregado graúdo e massa especifica aparente, massa especifica real por meio do frasco de Chapamn, impurezas orgânicas e granulometria do agregado miúdo. Para os ensaios com o agregado graúdo, serão comparados os resultados encontrados por este grupo com os resultados encontrados por outros 3 grupos e para os ensaios de agregado miúdo os resultados serão comparados com a literatura. É possível observar ao longo deste relatório que a execução dos ensaios, conforme especifica as normas pertinentes, é de extrema relevância e importância para que os resultados sejam o mais próximo da realidade possível.

Palavras chaves: Agregado graúdo, agregado miúdo, granulometria, massa específica.

  1. INTRODUÇÃO

         De acordo com a norma ABNT NBR 9935/2005, que determina a terminologia dos agregados como o material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inerte de dimensões e propriedades adequadas para a engenharia. Os agregados conjuntamente com os aglomerados, especificamente o cimento, formam o principal material de construção: o concreto.

Pela importância, é fundamental o conhecimento das propriedades dos agregados, pois influenciam diretamente no comportamento desses. Os agregados  apresentam características distintas de propriedades físicas que são determinadas através de ensaios experimentais, tais como: massa específica real e aparente, volume de vazios, taxa de umidade, impureza orgânica e granulometria.

A análise granulométrica consiste na determinação das dimensões das partículas que constituem as amostras (presumivelmente representativas dos sedimentos) e no tratamento estatístico dessa informação. Basicamente, o que é necessário fazer, é determinar as dimensões das partículas individuais e estudar as suas distribuições, quer pelo peso de cada classe dimensional considerada, quer pelo seu volume, quer ainda pelo número de partículas integradas em cada classe.

O agregado no concreto é assumido normalmente como sendo impermeável (MEHTA & MONTEIRO, 1994). Porém, devido ao seu grande volume no concreto, uma excessiva porosidade do agregado pode contribuir para a porosidade global do concreto. A permeabilidade, porosidade e absorção dos agregados influenciam propriedades tais como a aderência entre o agregado e a pasta de cimento hidratada, a resistência do concreto ao congelamento e ao degelo, bem como a sua estabilidade química e sua resistência à abrasão.

  1. OBJETIVOS

Agregado graúdo - Determinar a taxa de umidade, a massa específica aparente e a massa específica real (através de 2 métodos), volume de vazios e a granulometria.

Agregado miúdo - Determinar a massa específica aparente, a massa específica real por meio do frasco Chapman, impurezas orgânicas e a granulometria.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS DO AGREGADO GRAÚDO

3.1 - Taxa de umidade - NBR NM 53/2003

Esta Norma MERCOSUL estabelece o método para a determinação da massa específica, da massa específica aparente e da absorção de água dos agregados graúdos.

3.1.1 - Aparelhagem e materiais

-Balança;

-Recipiente;

-Agregado graúdo;

-Água;

-Papel toalha;

-Estufa.

3.1.2 - Execução do ensaio

Após a preparação de todos os materiais, o agregado graúdo foi imerso na água e com o auxílio do papel toalha foi retirado o excesso de água, porém o material ainda apresentava-se úmido. A balança foi tarada com o recipiente em cima e logo após, o agregado foi pesado e levado para a estufa. Após 40 minutos o material já se encontrava seco, e então foi pesado novamente.

3.2 - Massa específica aparente, massa específica real (método 1) e volume de vazios - NBR NM 53/2003 e NBR NM 45/2006

Estas Normas MERCOSUL estabelece o método para a determinação da massa específica, da massa específica aparente, da absorção de água a densidade agranel e volume de vazios dos agregados graúdos.

3.2.1 - Aparelhagem e materiais

-Balança;

-Agregado graúdo;

-Água;

-Recipiente.

3.2.2 - Execução do ensaio

Para estes experimentos, o recipiente foi pesado (para que o peso fosse descontado depois) e após acrescentou-se o agregado graúdo até que o recipiente estivesse completamente cheio. O arrasamento foi realizado de modo que não tivesse agregado a mais. O recipiente cheio foi pesado e depois acrescentado água até que os vazios fossem completamente preenchidos.

Com os dados levantados, realizam-se os cálculos:

  • Massa específica aparente:

Massa específica aparente = massa do agregado / volume do recipiente;

  • Massa específica real (Método 1):

Massa específica real = massa do agregado / volume do recipiente – volume de vazios;

  • Volume de vazios:

Volume de vazios = [massa específica aparente / massa específica real (método 1)] x100.

3.3 - Massa específica real (método 2) – balança hidrostática- NBR NM 53/2003

Esta Norma MERCOSUL estabelece o método para a determinação da massa específica, da massa específica aparente e da absorção de água dos agregados graúdos.

3.3.1 - Aparelhagem e materiais

-Balança hidrostática;

-Agregado graúdo;

-Água;

-Recipiente pequeno (cesto);

-Recipiente grande.

3.3.2 - Execução do ensaio

Para este experimento o recipiente pequeno (cesto) foi pesado (para que o valor fosse descontado depois). Em seguida, o agregado graúdo seco foi acrescentado ao cesto, pesado e após foi acoplado à balança hidrostática. Em seguida, o cesto com agregado foi imerso em um recipiente maior com água e o valor apontado na balança foi anotado.

Com os dados levantados, realizam-se os cálculos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (283.5 Kb)   docx (57.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com