TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de experimento de força elástica

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

 

    FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

                         AV. João Batista Souza Soares, N° 4009, Cidade Morumbi - CEP: 12236-660.

BACHAREL EM ENGENHARIA CIVIL

3ª SERIE A

EQUILÍBRIO DE FORÇAS

Bruno de Almeida Conti        RA 9902004831

Daniel Pereira de Moura        RA 8409145874

Flávio Rogério da Rocha Oliveira        RA 8202929956

Henrique Dias Ferreira Torres        RA 8406132729

José Carlos Morandi Júnior        RA 8483179590

Kauê Mercier Toledo Moura        RA 8404115369

FÍSICA II

Prof.: Fabrício

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

2015


sumário

   1.Resumo4

   2.Objetivos4

   3.Introdução5

   4.Parte Experimental6

        4.1.Materiais Utilizados6

        4.2.Procedimentos6

                4.2.1.Passo 16

                4.2.2.Passo 26

                4.2.3. Passo 36

                4.2.4. Passo 46

                4.2.5. Passo 56

                4.2.6. Passo 67

                4.2.7. Passo 77

   5.Resultado e discussão8

   6.Considerações finais9


  1. RESUMO.

        Em nosso dia-a-dia temos contato com diferentes situações que envolvem deformação de corpos elásticos. No carro, por exemplo, quando sentamos, deformamos o amortecedor (mola), essa deformação depende da força aplicada: “As forças deformantes são proporcionais às deformações elásticas produzidas.” Lei de Hooke.

        A Lei de Hooke descreve a força restauradora que existe em diversos sistemas quando comprimidos ou distendidos. Qualquer material sobre o qual exercer uma força sofrerá uma deformação, que pode ou não ser observada.

Palavras-chaves: Lei de Hooke, deformação, elástica.

  1. OBJETIVOS.

O objetivo deste experimento é determinar, experimentalmente, a constante elástica em um sistema massa-mola e em arranjos em série e em paralelo.

Utilizando conceitos de conservação de energia e do trabalho realizado por uma força com dependência espacial (Lei de Hooke), porém, conservativa, as equações que permitem encontrar a constante elástica em um sistema massa-mola.


  1. INTRODUÇÃO.

        Força é a medida de “puxões e empurrões” aplicados sobre os corpos. Entre os tipos de forças, destacamos a força peso e a força elástica.

        Força Peso é o produto entre a massa do corpo e a aceleração gravitacional. Para a terra, a aceleração gravitacional é de aproximadamente 9,8 m/s², onde:

        Força elástica é uma força restitutiva que relaciona a constante elástica do material com a deformação sofrida.[pic 2]

[pic 3]        

        


  1. PARTE EXPERIMENTAL.

  1. Materiais: Um Tripé universal CIDEPE, três molas com kit de conexão, um objeto massivo de 180g e uma régua graduada.
  2. Procedimentos:
  1. 1º Passo: Determinamos a força peso sofrida pelo objeto, onde:                        P = m.g                                                                                P = 0,18kg x 9,8 m/s²                                                                        P = 1,764N.
  2. 2° Passo: Medimos a distensão livre média de cada mola, colocando-as uma por vez no tripé, onde:                                                                        Mola A – 130mm                                                                        Mola B – 129mm                                                                        Mola C – 131mm.                                                                        A distensão livre média foi de: 0,13m.
  3. 3° Passo: Foi inserido o objeto massivo na extremidade de cada mola, e então medimos sua nova distensão média, onde:                                                Mola A – 238mm                                                                        Mola B – 233mm                                                                        Mola C – 239mm.                                                                        A nova distensão média foi de: 0,236m.
  4. 4° Passo: Definimos a deformação média das molas relacionando sua distensão média livre com sua distensão média com o objeto massivo, onde:                        .                                                                A deformação média foi de 0,183m.[pic 4]
  5. 5º Passo: Determinamos a constante elástica das molas, onde:                        K                                                                         A) Os valores de comprimento obtidos com cada mola foram aproximadamente iguais? R: Sim.                                                                                B) Podemos afirmar que a constante elástica média é a constante de cada mola?         R: Sim.[pic 5]

  1. 6° Passo: Foram conectadas ao tripé as três molas, e utilizando a peça de conexão, conectamos o objeto massivo às molas e medimos sua deformação em conjunto, onde se obteve o seguinte resultado:                                                X = 0,166m.
  2. 7º Passo: Diagrama representando e comprovando a deformação obtida, e os cálculos do equilíbrio do sistema.                                                                                                                        

[pic 6][pic 7]

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO.

        Observou-se que à medida que se aumenta o peso (F), o comprimento (X) da mola aumenta proporcionalmente.

        Notamos também que existe uma diferença mínima entre a distensão com o objeto massivo de cada mola e a distensão com o objeto massivo com todas as molas juntas, resultando essa diferença em 0,07m.

Outro ponto observado é que em nenhum dos experimentos realizados a mola ultrapassou seu limite de elasticidade, uma vez que, ao serem retirados os pesos, as molas retornaram para a posição inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (229.7 Kb)   docx (102.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com