TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de visita tecnica

Por:   •  13/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO FINAL DE  VISITA TÉCNICA

Local de realização: Construção Condominio Residencial Lago Sul II, Aureny 3 , Palmas TO.

2. ASSUNTOS ABORDADOS NA VISITA

No dia 21 de maio de 2014 nós aluno de engenharia civil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – campus Palmas realizamos uma visita técnica a construção do condomínio residencial Lago Sul II, onde obtivemos explicação e detalhamento de alguns pontos específicos da execução da obra,  como organização de canteiro, planejamento, detalhes de acabamentos, entre outros, apresentados pelo professor Clerson Reis e o responsável técnico que nos guiou Rogerio.

3. IMPORTÂNCIA DA VISITA

O objetivo da visita técnica é proporcionar aos alunos, que não possuem o conhecimento prático do processo de construção, a inserção no canteiro de obras. Observar detalhes técnicos da construção, materiais e equipamentos, conhecer como são planejados e executados os serviços do residencial, além de observar atuação de cada trabalhador, incluindo os conceitos de segurança do trabalho. A visita é interessante, pois aumenta a nossa noção da abrangência que o campode trabalho da engenharia civil possui, e nos ajuda a perceber sua importância para a melhoriada qualidade de vida das pessoas.

4. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

   Já na obra, que já se encontrava quase que toda em fase acabamento fomos recebidos pelo técnico em edificações Rogerio que nos conduziu junto ao professor, pela obra. O local quase não continha espaços vagos para que se pudesse instalar o canteiro, uma vez que seria quase que todo ocupado com área construída, então utilizaram as áreas que somente seriam utilizadas para construção no período final da obra, como futuro local para estacionamento, praças, áreas de uso comum.

O canteiro continha almoxarifado, que servia também como guarita da obra, evitando assim a necessidade de se ter um funcionário para cada local, otimizando a obra, sala de engenharia, climatizada, onde são abertos os projetos entre outras atividades, um refeitório com as pias do lado de fora que possibilita uma melhor higiene dos operários, (FOTO 1). Tinha também o sistema de controle de incêndio no próprio canteiro. Algumas instalações foram sendo desfeitas de acordo com a dinâmica da obra e da necessidade, como foi o caso da sala de segurança no trabalho que passou a ser no mesmo local do almoxarifado, também no caso da central de concreto da obra, que contem deposito de cimento e argamassa, britadeira próxima e não mais nessa faze tinha as baias de agregados que com a diminuição da utilização de concreto foram retiradas para que não ocupassem tanto espaço. Além disso, dentro da própria obra existe um estacionamento para os operários.

A obra constitui-se de 14 blocos com 16 apartamentos cada um  totalizando 224 apartamentos, estava ela na faze acabamento, em alguns pontos estava se instalando a parte elétrica, onde pudemos ver o sistema SPDA  (sistema de proteção a descargas atmosféricas) (FOTO 2), nos prédios todas são aterradas. As caixas do sistema de esgoto com as canalizações onde, só no olhar já se identifica-se qual direção do fluxo de esgoto, era revestidas internamente com argamassa e rebocadas. Vimos também as caixas de gordura feitas com manilhas, com capacidade de 60 litros, e que cada uma comportava 4 apartamentos. Diferentemente das caixas de esgoto que são de passagem, nas de gordura o material fica um certo tempo dentro dela sofrendo processo de decantação  para que o liquido evacue e a gordura fique para que se passe por um processo posterior de limpeza das caixas.

As aberturas de janelas já são feitas na fase de execução da alvenaria, colocando-se a pingadeira depois requadra, para que depois se coloque a janela pronta completa encaixada no local e então basta ir colando elas, isso pode não ser tao barato pela execução mais compensa pela praticidade e rapidez de colocação das mesmas (FOTO 3).

Quanto o acabamento da paredes foram usados reboco de gesso, após passou-se uma mão de selador e uma de tinta e com isso ficou mais fácil ver as imperfeiçoes que depois foram corrigidas com massa e posteriormente outra demão de tinta, detalhe que o rodapé não era embutido. Como se trata de alvenaria estrutural, cada parede tem seu projeto, sendo especificado cada detalhe que a mesma ira receber, quanto a parte elétrica, passava por dentro de blocos específicos com aberturas já programadas em projeto, dando praticidade a execução (FOTO 4). Na  pintura das paredes externas foi usado o selador e depois uma mão de tinta e a textura, era realizada com maquinas alugadas que agilizavam bastante embora cara, compensa(FOTO 5). As escadas já estavam todas taliscadas. As tubulações do projeto anti incêndio em certos pontos da obras era de aço galvanizado, porem nas partes mais recentes foi usado outro tubos com um novo material polímero (dpe), que e mais resistente a corrosão e já vermelho, evitando assim a necessidade de se pintar como se ocorre quando usa-se o aço, e trata-se de um material novo que vem sendo bastante utilizado e aprovado pelo corpo de bombeiro (FOTO 6), a distribuição de agua do sistema e feita por torre que abastece os prédios.

A questão da analise de escoamento da agua e muito importante e deve ser prevista em projeto para se evitar maiores problemas no casa desta obra uma parte era mais elevada que a outra permitindo um fluxo em uma direção proposital. As caixas d’agua irão ser colocadas 12 metros acima do ultimo andar dos prédios de forma a garantir no mínimo meio metro cubico de agua de pressão ate para o andar mais elevado. Com isso teve que se adotar um sistema de bombeamento de agua uma vez que a concessionaria de agua apenas deve garantir uma pressão de ate 10 metros verticalmente. A agua destinada a incêndio, que os bombeiros utilizam por meio de hidrantes distribuídos pelo espaço construído, nunca deve ser usada para o abastecimento dos moradores por isso deve haver uma separação entre ambas.  

Como se trata de uma obra grande foi contratado serviços de topógrafos para uma demarcação precisa de toda a área.

Cada apartamento tem seu hidrômetro, existem dois principais que são destinados um ao uso do condomínio e outro distribuídos aos prédios o que e utilizado pelo condomínio e dividido entre os moradores como taxa de condomínio. O sistema de distribuição da agua nos apartamentos e feito por meio de tubos chamados PAD (FOTO 7) que trata-se de um material flexível fornecido pela concessionaria de agua que são bem mais práticos de serem instalados e bem eficientes. A tubulação de gás e externa e destacada na cor amarela (FOTO), feita de material especifico e resistente evitando riscos contra segurança. Em relação a segurança na obra pode se observar a distribuição de varias placa de sinalização e alerta para que se evitem acidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (397.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com