TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador apresentado ao Coordenado de Engenharia Elétrica

Por:   •  20/3/2017  •  Artigo  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Projeto Integrador Uniamérica 5 ° período de Engenharia Elétrica.

Este projeto integrador a ser a apresentado e de fins de estudo acadêmico para a elaboração de um produto educacional.

Equalizador

Foz do Iguaçu, 16/03/2017.

Jack Chen Gomez

Dinosani Zanchett Drabach

Equalizador

O Projeto Integrador apresentado ao Coordenado de Engenharia Elétrica na Faculdade União das Américas como requisito básico para obtenção de nota final para o semestre.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.....................................................................
  2. JUSTIFICATIVO DO TEMA..................................................
  3. OBJETIVOS GERAIS............................................................
  1. Objetivos específicos.....................................................
  1. FUNDAMENTO TEORICO....................................................
  1. Filtro passa baixa............................................................
  2. Filtro passa alta...............................................................
  3. Filtro passa faixa.............................................................
  4. Amplificador operacional...............................................
  5. Amplificador inversor.....................................................
  6. Amplificador não inversor..............................................
  1. METODOLOGIA....................................................................
  2. REFERÊNCIAS....................................................................

  1. INTRODUÇÃO

Equalizador é um equipamento de som empregado para se fazer as equalizações, existem três tipos podendo ser paramétrico, gráfico ou shelving.

O equalizador altera parâmetros que por sua vez alteram a curva de resposta em frequência em kHz (quilohertz) do sinal de áudio. Quanto menor a frequência em Hertz mais grave será som e, quanto maior a frequência mais aguda.

Um equalizador possui diversas faixas de equalização, isto é, controles de intensidade (amplitude) do sinal para as diversas frequências que o aparelho comportar. No caso do equalizador gráfico ele pode ser de 3 / 6 / 8 / 10 / 15 / 20 / 31 Faixas de frequências. É um item muito importante dos aparelhos de som, pois sem ele, não se pode corrigir as falhas de frequência que possam acontecer no som, já que, dependendo do ambiente o áudio sobre alterações em relação a equalização natural de cada sala.

A maior parte do seu uso é feito em estúdios de gravação. Em aparelhos de som comuns, é utilizado para equalizar o som de acordo com a preferência do ouvinte no momento da execução. Neste caso, geralmente apresenta algumas predefinições para cada estilo musical como rock, pop, hall, música clássica. Abaixo, figura 1 ilustra um equalizador de som.

[pic 2]

Figura 1: Mesa Behringer Xenyx USB x2442 12 Canais

  1. JUSTIFICATIVA DO TEMA

Este projeto integrador possui fins acadêmicos, para obtenção de nota no curso de engenharia elétrica 5°periodo na faculdade União das Américas, o tema proposto pelo coordenador do curso, Guilherme Natsutaro D. Nabeyama, é para a aplicação de formulas da matéria Eletrônica Aplicada e formulação de um equalizador de som.

  1. OBJETIVOS GERAIS

O presente trabalho tem por objetivo acrescentar informações dos componentes eletrônicos e entendimento básico para a construção de um equalizador de som, utilizando técnicas de análise e medição por multisim, e realizando ainda um produto como prova do entendimento do aluno sobre equalizador de som.

3.1 OBJETICOS ESPECIFICOS

Realizar teste com o produto já construído na caixa de som de 20 Watts, com a presença do coordenador de engenharia elétrica, a qual poderá utilizar todos os seus recursos para fazê-la tocar harmoniosamente.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
  1. Filtro Passa-baixa

O filtro passa-baixa é constituído por um circuito RC-Série em que a tensão de saída é a do capacitor. Esse circuito é visto na figura 2.

[pic 3]

Figura 2 - Filtro passa-baixa

Para ondas senoidais de frequências baixas, a reatância capacitiva assume valores altos em comparação ao valor da resistência. Dessa maneira a tensão de saída será praticamente igual à tensão e entrada. Para frequências altas, a reatância capacitiva assume valores baixos em comparação com o valor da resistência, atenuando a tensão de saída para um valor praticamente nulo.

Dessa maneira, o filtro permite a passagem de sinais de frequências baixas, sendo por isso denominado filtro passa-baixa. Para uma determinada frequência, quando a reatância capacitiva for igual a resistência, teremos a tensão de salda igual a tensão no resistor, que somadas vetorialmente resultam na tensão de entrada. Dessa maneira, podemos escrever:

[pic 4]

onde:

[pic 5]

Essa frequência, em que temos a situação anterior descrita, é denominada frequência de corte (fC) e pode ser determinado igualando o valor da reatância com o valor da resistência.

[pic 6]

     A característica da tensão de saída em função da frequência de um filtro passa baixa e vista na figura 3.

[pic 7]

Figura 3 - Característica da tensão de saída de um filtro passa-baixa

Com o diagrama vetorial construído do circuito da figura 1, podemos determinar a defasagem entre a tensão de saída e a tensão de entrada, utilizando a reação trigonométrica cos θ = Vs/Ve. Este diagrama é apresentado na figura 4.

[pic 8]

Figura 4 - Diagrama vetorial de um filtro passa-baixa

Como em baixas frequências Vs = Ve, temos que cos θ = 1 e, portanto θ = 0º. Para altas frequências, Vs = 0 e cos θ = 0. Portanto, θ = 90º. Na frequência de corte, Vs = Ve/√2 e cos θ = 1/√2. Portanto, θ = 45º. A curva de defasagem em função da frequência é vista na figura 5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (425.5 Kb)   docx (815.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com