TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório experimental: Consistência da pasta e Tempo de Pega do Cimento Portland

Por:   •  7/10/2018  •  Ensaio  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL

5º SEMESTRE

RELATÓRIO EXPERIMENTAL

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS CIVIS

PROFª ADRIANA TRIGOLO

2017

[pic 2]

GRUPO

NOME

RA

Alessandra Yasmin Villagomes Vitorino

20754680

Bianca Clara Freire Garcia

20665409

Jaqueline

20865262

Kimberly Karen Furtado

20865262

Thalitta Moreno

20704236

ENSAIO 5

Consistência da pasta e Tempo de Pega do Cimento Portland

[pic 3]

[pic 4]

Sumário

1. INTRODUÇÃO        3

2. OBJETIVOS        4

3. MATERIAIS UTILIZADOS        4

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        5

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES        6

6. CONCLUSÕES        7


1. INTRODUÇÃO


        Louis Vicat, foi um engenheiro francês que teve uma enorme contribuição para a trajetória do cimento. Vicat além de engenheiro formado pela  École Polytechnique, em 1804, e pela École Nationale des Ponts et Chaussées,( "Escola Nacional de Pontes e Estradas") em 1806, a mais antiga escola de engenharia civil do mundo, foi um competente pesquisador nesta área.

        Alguns anos antes de Joseph Aspdin patentear o cimento Portland no ano de 1824, Vicat inventou o Cimento Artificial e publicou suas pesquisas, isso em 1918. Sua pesquisa constituía na produção de um novo aglomerante, formado por uma mistura de componentes argilosos e calcários. Porém esse produto ainda necessitava de aprimoramento para chegar ao cimento Portland patenteado por Aspdin.

         Outra contribuição de Vicat foi desenvolver um método, que é utilizado até hoje para determinar o tempo de pega do cimento, através da penetração de uma agulha em uma amostra de pasta de cimento. Este procedimento é realizado através de um equipamento que leva o seu nome, aparelho de Vicat. 

         Através do método descrito a cima foi determinada a consistência normal da pasta do cimento, utilizando o aparelho de Vicat e a Sonda de Tatmajer. Com isso, se obteve o fator agua/cimento, isto é, a porcentagem de água necessária para alcançar a consistência normal da pasta de cimento. Isso se deve porque o cimento é um aglomerante hidráulico e necessita de uma quantidade certa de água para as reações químicas acontecerem e proporcionar um bom desempenho.  

         Outro procedimento foi encontrar os tempos de pega, início e fim de pega, também utilizando o aparelho de Vicat, porem agora será utilizado a agulha de Vicat. 

          O tempo de pega é caracterizado pelas etapas do processo de enrijecimento da pasta de cimento. O início de pega ocorre no momento em que a água é adicionada até o momento em que a pasta de cimento perde sua trabalhabilidade.  

         O fim de pega, acontece no tempo em que a pasta se solidifica completamente, não obstante isso não significa que ela já é resistente a cargas, apenas que ela não será mais manuseada. É a partir deste momento em que se inicia sua fase de endurecimento. 







2. OBJETIVOS

         O objetivo deste ensaio foi encontrar a consistência normal da pasta do cimento, através do aparelho de Vicat e a Sonda de Tatmajer. Igualmente descobrir o tempo de pega, início e fim de pega, utilizando as agulhas de Vicat.


3. MATERIAIS UTILIZADOS

- Aparelho de Vicat (Sonda de Tatmajer e Agulha de Vicat)

- Molde

- Placa de base

- Cimento

- Água

- Recipiente e espátula para mistura da pasta




4. PROCEDIMENTAL EXPERIMENTAL


1. Fabrica-se uma pasta com uma quantidade de água conhecida, enche-se o molde.

2. Logo após faz-se descer livremente sobre o molde a sonda de Tatmajer, sem velocidade inicial. A pasta é dita de consistência normal, quando a sonda se situa a uma distância de (6 ± 1) mm da placa base após 30s do instante em que foi solta.

3. Ajustar o indicador do aparelho Vicat no zero da escala e subir a haste e fixá-la através do parafuso específico;

Após achar a quantidade ideal para consistência normal da pasta, seguir os passos abaixo para determinar o tempo de início e fim de pega:

4. Fabricar uma pasta padrão com uma quantidade de água conhecida (28,25%), anotando o horário em que se deu o contato do cimento com a água, misturar com a ajuda de uma espátula até que a mistura fique homogenia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (207 Kb)   docx (131.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com