TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Rio Grande do Sul no Tempo

Por:   •  24/4/2017  •  Resenha  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

O Rio Grande do Sul no tempo

A origem:

A “colonização” original do sul do Brasil, onde hoje está o estado do Rio Grande do Sul, do que se tem conhecimento era de índios guaranis e kaiguanges, que ainda hoje habitam o Estado. As aldeias tem um número escasso de índios que sobrevivem, em regra, de ajuda governamental e da confecção de artesanatos em geral.

O Gaúcho:

É comum que os brasileiros confundam o “estilo” do homem gaúcho. Geralmente é descrito como aquele loiro e de olhos azuis. No entanto, os gaúchos não se veem assim. Isto é mesmo curioso porque o gaúcho estigmatizado é semelhante ao índio guarani, com tom de pele mais clara. Geralmente de cabelos pretos e lisos, olhos escuros, magro e alto.

Os próprios gaúchos loiros e de olhos azuis, também descrevem o gaúcho tradicional daquela maneira.

O gaúcho é uma mescla entre índios, brancos e negros, sejam eles portugueses ou espanhóis. Porque a figura do “gautcho” também existe nas terras argentinas e uruguaias.

 As missões jesuíticas:

A primeira tentativa de “domesticação” dos índios e que, alcançou, um considerável resultado, foram as missões jesuíticas. O “império-religioso” e jesuítico formado pelos índios guaranis assustou os impérios português e espanhol. A nação guarani espalhava-se à oeste do Rio Grande do Sul, Norte da Argentina e até o Paraguai. Sabe-se que a guerra guaranítica foi um genocídio de uma raça com fé, trabalho, retidão e muita cultura.

A Revolução Farroupilha:

Outro capítulo marcante da história é a Revolução Farroupilha que durou 10 anos, entre 1835 a 1845. Houve a declaração de independência, com capital própria e até a moeda própria. Houve a publicação de uma Constituição própria com a previsão de liberdade aos escravos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com