TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório experimento da garrafa e esponja de aço

Por:   •  1/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

PRESENÇA DO FERRO NA ESPONJA DE AÇO

RODRIGO FERNANDES DA SILVA - 20190064177

Profª Dra. SHEILA ALVES BEZERRA DA COSTA REGO

MARÇO

2019

1.INTRODUÇÃO

As transformações químicas ocorrem todo o tempo ao nosso redor, por exemplo é muito comum notarmos que materiais metálicos ao ficarem expostos ao ambiente acabam se deteriorando. E isso ocorre devido ao contato do elemento químico Ferro (Fe) com átomos de oxigênio (O) presentes no ar atmosférico e na água. Dadas essas informações, analisaremos mais à fundo a esponja de aço e um de seus possíveis componentes, o Ferro.

1.1 Objetivo Geral

Este experimento tem como objetivo identificar a presença de Ferro na composição da esponja de aço.

1.2 Objetivos Específicos

Observar o que ocorre com a esponja de aço na presença de determinados produtos.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 Materiais

 2 garrafas PET de 500 ml

 1 esponja de aço cortada em duas partes

 Água oxigenada 10 volumes (podem ser usadas outras concentrações)

 Refrigerante de limão

[pic 2]

Imagem 01, materiais utilizados (Fonte: autoral)

2.2 Métodos

Foram lavadas duas garrafas PET de 500ml, e foi adicionado à cada uma delas dois pedaços de esponja de aço. Posteriormente, a Garrafa 2 foi preenchida com água da torneira até a metade e fechou-se a tampa, agitando-a por 3 minutos. Em seguida, o procedimento da Garrafa 1 foi repetido na Garrafa 1, substituindo a água da torneira por refrigerante de limão, agitando-a pelo mesmo período de tempo, e depois foi posta em repouso por 10 minutos. Subsequentemente, as duas garrafas foram abertas, e foi adicionado 5ml de água oxigenada em cada uma delas, depois foram fechadas e agitadas simultaneamente por 3 minutos, e deixadas repousando por 10 minutos.



3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após a Garrafa 2 ter sido agitada, foi observada uma coloração amarronzada na água (imagem 02), que pode ter sido causada pela presença de umidade, causando a possível corrosão do Ferro presente na amostra da esponja de aço, que pode ser demonstrada pela reação: 2Fe + O2 +2H2O → 2Fe(OH)2. Posteriormente a adição da água oxigenada, um tom de amarelo foi observado (imagem 03), possivelmente relacionado com a quantidade de oxigênio presente na garrafa. Na Garrafa 1, após sua agitação, notou-se uma leve cor verde (imagem 04), onde a explicação pode ser relacionada com a concentração de H+ (o que torna o meio ácido), que com o decorrer da reação vai diminuindo e aumentando o pH da água, levando à precipitação do Fe2+ como hidróxido, o Hidróxido de Ferro (II) [Fe(OH)2]. Ao adicionar água oxigenada à solução, percebeu-se uma coloração amarelo-escuro (imagem 05), eventualmente causado pela mudança do íon Fe2+ para o íon Fe3+.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (256.3 Kb)   docx (705.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com