TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório fhc

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

Professor (a):  Vanessa Goulart Machado

Disciplina: Fundamentos de Hidrostática e Calorimetria

Conteúdo: Aula prática 01: Determinação da densidade de líquidos utilizando o picnômetro.

Turma: 2º semestre/ Engenharia de Produção/ Noturno

RELATÓRIO TÉCNICO

Acadêmicos (as):

  • Jeferson Souza – R.A. 9859523734 E-mail:  dsjeferson@gmail.com
  • Raí Damasceno – RA 8822385481 E-mail: rai.damasceno@aedu.com
  • Sabrina Rocha -RA 9911145499 E-mail:sabrinadosanjos.darocha@gmail.com
  • Sidnei dos Santos – RA 8870422402 E-mail: sidnei@nelsonwendt.com.br

1.Introdução:

De acordo com a definição dada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida de densidade é o kg/m3(quilograma por metro cúbico). Sendo assim, podemos concluir que o cálculo da densidade de um objeto só depende de sua massa total e de seu volume.

Utilizando as técnicas necessárias podemos determinar a densidade do álcool etílico comercial no experimento descrito neste relatório.

2.  Objetivos:

Este experimento tem como principal objetivo aplicarmos os procedimentos necessários para que possamos determinar as densidades dos líquidos utilizando um picnômetro com termômetro.

3. Materiais e Componentes químicos:

  • Álcool Etílico (C2H6O);
  • Balança analítica;
  • 2 béqueres de 150mL;
  • Papel absorvente;
  • 1 picnômetro de 100mL com termômetro;
  • 1 pisseta com agua destilada.

4. Metodologia:

Após orientações e estando com os devidos materiais em mãos, dividimos os procedimento em duas etapas:

1ª Etapa: Calibração do picnômetro.

Com o picnômetro vazio e seco em mãos, aferimos sua massa na balança analítica e anotamos o resultado de 45,75g na Tabela 2: Resultados referentes `a calibração do picnômetro. Disponível no Roteiro de Laboratório, para posterior uso.

Após este procedimento, retiramos o termômetro e a tampa do capilar, preenchemos com agua destilada de modo que não houvesse a formação de bolhas de ar. Colocamos o termômetro, assim fazendo com que a água escorresse pelo capilar.

Tampamos o capilar, secamos o picnômetro com o auxílio do papel absorvente e anotamos a temperatura da água de 29°C, fornecida pelo termômetro.

Aferimos a massa do picnômetro com água destilada na balança analítica, assim obtendo o resultado de 147,81g e anotando-o na Tabela 2.

Através da subtração da massa do picnômetro vazio e a massa do picnômetro com água descobrimos a massa de água contida dentro do picnômetro para que possamos prosseguir com o experimento:

mágua= mpic.água – mpic.

mágua= 147,81g  – 45,75g

mágua= 102,06g

Anotamos este resultado na Tabela 2.

Com a temperatura da água fornecida pelo termômetro, descobrimos através da Tabela 1: Densidade da água em diferentes temperaturas. Disponível no Roteiro de Laboratório, que a densidade da água á 29°C é de 0,995944g/cm³.

Com todos os resultados obtidos determinamos o volume de exato do picnômetro através da equação da densidade:

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Anotamos este resultado na Tabela 2.

2ª Etapa: Determinação da densidade do álcool etílico comercial.

Após a realização da primeira etapa do procedimento, despejamos a água destilada em um béquer para que pudéssemos dar prosseguimento ao experimento.

Colocamos uma pequena porção de álcool etílico em um béquer vazio e assim realizamos a primeira lavagem do picnômetro, para que os resíduos adjacentes no interior deste fossem removidos.

 Despejamos o álcool etílico do interior do picnômetro no béquer com água destilada e repetimos o processo de lavagem por mais duas vezes.

Preenchemos o picnômetro com álcool etílico de modo que não houvesse a formação de bolhas de ar. Colocamos o termômetro, assim fazendo com que o álcool escorresse pelo capilar.

Tampamos o capilar, secamos o picnômetro com o auxílio do papel absorvente e anotamos a temperatura do álcool etílico de 29°C, fornecida pelo termômetro.

Aferimos a massa do picnômetro com álcool etílico comercial na balança analítica, assim obtendo o resultado de 125,91g e anotando-o na Tabela 3: Resultados referentes à determinação da densidade do álcool etílico comercial. Disponível no Roteiro de Laboratório.

Através da subtração da massa do picnômetro vazio previamente pesado na etapa 1 do experimento e a massa do picnômetro com álcool etílico comercial descobrimos a massa de álcool contido dentro do picnômetro para que possamos prosseguir com o experimento:

málcool= mpic.álcool – mpic.

málcool= 125,91g  – 45,75g

málcool= 80,16g

Anotamos este resultado na Tabela 3.

Através da 1º Etapa do procedimento descobrimos que o volume do picnômetro calibrado é de aproximadamente, assim podemos então descobrir a densidade do álcool etílico:[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

        

 

5.Resultados e discussão:

Através de pesagens e aplicações de equações conseguimos chegar aos resultados do volume do picnômetro calibrado e da densidade do álcool etílico comercial.

Em conversa com colegas e professora percebemos que este experimento só foi possível pois a água destilada e o álcool etílico comercial estavam na mesma temperatura ambiente, pois a densidade é influenciada pela temperatura.

6.Questões:

- Pesquise sobre a densidade do álcool etílico absoluto e compare com o resultado obtido. Explique a diferença entre as densidades se houver;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (305.5 Kb)   docx (127.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com