TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório laboratório de química

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERALDO TRIÂNGULO MINEIRO

Instituto De Ciências Tecnológicas e Exatas

Aline A Pereira

Leandro Brigo Antunes

.(Seguir a ordem alfabética!)

.

.

.

Experimento nº I

Introdução às técnicas de laboratório e de medida de massa, de volume e de temperatura

Profº Edu Barbosa Arruda

Disciplina: Laboratório de Química

Uberaba-MG

17/08/2015

Lista de símbolos:

         = densidade [pic 1]

         = massa[pic 2]

        [pic 3]

        [pic 4]

        [pic 5]

Introdução

O uso de medidas é de extrema importância dentro de uma prática laboratorial pois, a mesma permite uma maior precisão dos dados, atingido resultados mais próximos a realidade com medidas já tabeladas universalmente. Os tipos de medidas básicas mais utilizada dentro de um experimento laboratorial são medidas de volume, de massa, pressão, temperatura e comprimento.

Alguns materiais são utilizados dentro do laboratório para auxiliar na exatidão das medidas durante os experimentos mas, mesmo dentro de um laboratório, pode ser encontrado algumas medidas diferentes para uma mesma quantidade de matéria pois cada vidraria possui um grau de precisão maior que outras e, por este motivo, torna-se necessário o uso correto dos materiais em cada procedimento além de levar em consideração, o seu grau de incerteza.

As medidas de volume, por exemplo, podem ser efetuadas em diversas vidrarias tais como béquer, balão de Erlenmeyer, pipeta graduada, pipeta volumétrica e buretas porém cada uma possui um grau de precisão diferente. Para aproximar-se ao máximo a precisão correta, pode-se efetuar diversas vezes a obtenção de uma medida e encontrar o valor médio dos resultados obtidos.

Algumas vidrarias consideradas com maior precisão são os balões, as buretas e as pipetas. Ainda assim, erros de medidas podem ser encontrados dentro de um laboratório seja por falta de calibração dos equipamentos ou por observação errada do limite de medida que deve ser acompanhada com auxílio do menisco desenhado na parede das vidrarias.

A massa pode ser medida utilizando-se uma balança analítica com alto grau de precisão sempre acompanhada de uma vidraria adequada e com massa já conhecida anteriormente à pesagem do material analisado.

Com tudo o que foi descrito, o experimento realizado teve como objetivo aprender a manusear alguns equipamentos básicos, diferenciar as vidrarias volumétricas de graduadas e aprender técnicas de medidas de temperatura, massa e volume.

Parte Experimental

O procedimento experimental deu-se início ao adicionar 200mL de água de torneira no béquer de 600mL para que fosse medida a temperatura da água ao se adicionar 3 cubos de gelo no recipiente. Media-se a temperatura em intervalos de tempo de 30 segundos até que a mesma ficasse constante, como observa-se a seguir na Figura 1.

[pic 6]

Figura 1 – Gráfico Temperatura x Tempo

Após realizado o procedimento de análise de temperatura a etapa seguinte era adquirir a massa e o volume de uma gota de água e a massa de 1mL de água. Para isso foi medido a massa de uma proveta de 25mL vazia e logo após adicionado 100 gotas de água nessa proveta através de um conta-gotas. Na sequência foi feita a leitura do volume na proveta, tal como massa adicionada e verificada a temperatura da água. Na Tabela 1 podemos observar os dados adquiridos

Recipiente

Massa da vidraria seca (g)

Massa da vidraria com 100 gotas de água

Volume de água na vidraria (mL)

Temperatura da água (Cº)

Massa de água (g)

Proveta (25ml)

32,12

35,26

3,1

29

3,14

Tabela 1 – Dados adquiridos

[pic 7]

Da equação 1:  [pic 8]

[pic 9]

Da equação 2: [pic 10]

[pic 11]

Da equação 3: [pic 12]

No experimento seguinte foi medida a massa de um béquer de 100mL vazio. Com o auxílio de uma proveta de 25mL adicionou-se ao béquer 10mL de água e medido sua massa novamente, logo após foi adicionado, por mais duas vezes, mais 10mL de água no béquer e medido sua massa. Este mesmo procedimento foi realizado utilizando-se de uma pipeta volumétrica de 10mL. Os dados adquiridos podem ser observados na Tabela 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (199.6 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com