TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre CBMM

Por:   •  2/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo CCBM

ENG1301 - Intr Carac,Proc/Obt Materiais

Turma 3VA

Professor: Maurício

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, mais conhecida como CBMM, é uma empresa de tecnologia que foi fundada em 1955. Desde esse período, tem sua sede localizada em Araxá, no estado de Minas Gerais. Na época do surgimento da empresa, a produção de nióbio não possuía nem metodologia ou mercado consolidados, com o nióbio sendo visto por muitos como algo puramente teórico. Isso transmite o contexto ousado e inovador da empresa, que foi uma verdadeira pioneira da indústria.

Ao longo dos anos, sua estratégia deu frutos. A CBMM cresceu e é capaz de processar cerca 750 toneladas por hora em suas instalações de Araxá, produzindo atualmente cerca de 85% do nióbio no mundo. Hoje, é uma organização reconhecida mundialmente e atua em um papel de liderança em sua área.

No processo desenvolvido pela CBMM, é transformada uma terra granulada marrom com 3 por cento de teor de nióbio em uma liga de ferro com pureza de 66 por cento, através de diversos estágios de refino. O produto resultante dessa intensa e complexa transformação pode ser então ser comprado pelas siderúrgicas de todo mundo.

Uma das aplicações da produção de Nióbio, é a capacidade de fortalecer o aço em escala industrial. Essa técnica é tão eficiente que se estabelece como gerador do maior percentual de receita da CBMM, cerca de 90 por cento. Isso porque são necessários apenas 200 gramas de nióbio para cada tonelada de aço a ser reforçado. O resultado é uma liga mais flexível, moldável e igualmente resistente à altas variações de pressão e temperatura.

O nióbio pode ser usufruído de forma variada, sendo usado em principalmente em turbinas de aeronaves, mas também útil em pontes, tubulações, oleodutos, automóveis ou qualquer outra máquina. Pesquisas realizadas e em andamento apontam para novas ligas que utilizem o nióbio, e isso deve ampliar o leque de aplicações do mineral, o que irá aumentar a demanda por sua extração.

Mesmo com o sucesso do nióbio, a CBMM não deixa de inovar e busca agora presença e domínio nas aplicações de terras-raras. O potencial máximo de produção de terras-raras com o rejeito da produção de nióbio é de cerca de 90 mil toneladas por ano e a empresa já domina a separação de diferentes óxidos. Serão feitas pesquisas de desenvolvimento de outras etapas da cadeia produtiva com o objetivo de criar e estabelecer o conhecimento de fabricação de produtos de terras-raras de maior valor agregado.

Assim, a CBMM reafirma sua característica vanguardista e atua sobre mais um novo e pouco explorado mercado.

BIBLIOGRAFIA

 CBMM E A ESTRATÉGIA DE EXPLORAÇÃO DO NIÓBIO EM ARAXÁ [S. l.] Disponível em: http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/terras-raras/realidade-brasileira/cbmm-e-a-estrategia-de-exploracao-do-niobio-em-araxa-mg.aspx Acesso em: 22 set. 2020.

 A HISTÓRIA DO NIÓBIO NO BRASIL E A VISÃO DE UMA FAMÍLIA EMPREENDEDORA [S. l.] 7 mar. 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com