TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório visita - Física II

Por:   •  7/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Dando cumprimento ao programa de aulas práticas nas instalações de indústrias de Tupã e Região, os alunos do II Termo de Engenharia de Produção da FACCAT, conduzidos pelo coordenador do curso, Professor Lucilo Jordão de Oliveira, realizaram uma visita técnica no dia 07/10, na empresa Dipawa, produtora de reservatórios metálicos.

Recepcionados pelo diretor-presidente Waldemar Stort, os alunos foram apresentados aos membros de sua equipe técnica, que comandaram o percurso por todos os setores da empresa.

Inicialmente os alunos foram apresentados para o setor de engenharia, vendas e afins, sendo transmitidos assim os conhecimentos técnicos da participação do engenheiro de produção desde o recebimento e atendimento do pedido do cliente (a partir da elaboração do projeto e o cálculo do seu custo) até as ordens para as etapas de produção dentro das normas de qualidade e por fim na entrega ao cliente, onde deve incluir as exigências de logística, bem como as obras civis de sua instalação no local, caso necessário.

Para que o projeto entre em andamento é necessário que o mesmo seja apresentado ao cliente (após suas especificações), que deverá aprová-lo ou pedir pelas modificações que necessita. Passando pela aprovação do cliente é necessário ver o crédito do cliente, e assim retornado novamente ao cliente o projeto e seu custo. O prazo de entrega para o reservatório é contado a partir da aprovação final do cliente, sendo dando sempre preferência para os projetos com prazo menor, para que não ocorram atrasos.

Em seguida, foram os apresentados aos alunos os setores de vendas, compras, almoxarifado e transporte (onde foi explicado que a Dipawa não terceiriza seus transportes, tendo o seu próprio “TRANSDIPAWA”).

Logo depois foram apresentados aos alunos os setores da linha de produção dos reservatórios:

Primeiramente é entregue na empresa as chapas metálicas desalinhadas e com medida média de 1,5mx6m, que ficam dividas e estocadas de acordo com a sua espessura.

 As chapas são levadas para a etapa do equadrejamento, em uma máquina que as deixa no tamanho e formato necessários. A máquina é mantida com água, pois é necessário que as chapas se mantenham resfriadas para que não possa ocorrer dilatação das mesmas por calor ou variação de temperatura, e evitando que as mesmas fiquem em tamanhos diferentes.

Na etapa de jateamento, um carrinho vai passando nas chapas alinhadas, tirando todas as suas impurezas, em seguida se passa o zargão para dar aderência e por fim a tinta epox que protege contra ferrugens.

Em seguida as chapas passam pela calandra, onde são curvadas de acordo com o diâmetro do reservatório a ser produzido.

Feito isso as chapas passam pelo processo de pré-montagem, onde são montadas em anéis que vão sendo escorados para não perderem seu formato, após a montagem de todos os anéis, os mesmos vão sendo unidos a partir da soldagem externa, seguida da soldagem interna, bem como a colocação de alguns acessórios necessários, como escadas.

Após a montagem do reservatório e seus acessórios é chegada a etapa verificação de poro no reservatório, feito a partir de uma ultrassom ou revelador. Logo depois é a etapa de pintura, com uma tinta especial, (padronizada nas cores branco e marfim).

A Dipawa possui as próprias normas a serem seguidas de qualidade e segurança, mas alguns órgãos como a SABESP possuem suas próprias normas, sendo assim a etapa de verificação das exigência é feita de acordo para o cliente.

Realizadas todas as etapas acima citadas e estando pronto o reservatório, o mesmo é encaminhado para transporte, que é feito assim que o cliente o libera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com