TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios de Estágio Curricular Obrigatório

Tese: Relatórios de Estágio Curricular Obrigatório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  4.870 Palavras (20 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 20

Relatórios de Estágio Curricular Obrigatório III

No dia 11/05/2013, fomos juntamente com a Assistente Social, orientar em uma pratica de economia solidaria para saber como ter entendimento de que as atividades produtivas precisam e devem reconhecer o valor dos esforços humanos, respeitando suas necessidades e desejos, não enxergando apenas o grau de produtividade de sua Mao de obra. A produção de bens e serviços deve ser pensada e exercida em função de satisfação racional das necessidades de cada um e de todos, seguindo o caminho do desenvolvimento sustentável para a melhor qualidade de vida e com a segurança alimenta. Aprendemos como e preciso conhecer a importância da participação das mulheres no processo, respeitando as necessidades e reconhecer a independência com os recursos naturais, com a substancia das relações de respeito com o meio ambiente, a cooperação é indispensado no desenvolvimento das atividades produtivas. Essa atividade e a pratica que permite identificar e fortalecer cadeias produtivas, com articulação em redes que se impõem e se complementem, tipo cooperativa agrícola, cooperativa de consumo, cooperativa de produção e cooperativa de trabalho.

No dia 12/05/2013, acompanhamos a Assistente Social para dar sequencia as visitas para o processo de orientação aos jovens em educação ambiental. O trabalho da EMATER-RO, com a juventude rural objetiva a inclusão dos jovens no processo de alimentação segura e no desenvolvimento sustentável, caracterizando ações nos seguintes eixos educação, geração de trabalho e renda, cultura e lazer. Considerando os altos índices de jovens camponeses nas ultimas décadas e entendendo a educação como pratica social e histórica repensar a formação de jovens rurais é uma necessidade para todos que estão comprometidos na construção de uma sociedade sustentável.

No dia 15/05/2013, acompanhamos a Assistente Social com o estudo sobre as Praticas conservacionista, a EMATER-RO com o intuito de contribuir no fortalecimento das relações pessoais e promover a melhoria individual e coletiva das organizações sociais e de seus associados, percebeu a necessidade de se realizar um acompanhamento mais preciso das Organizações Sociais (associações e cooperativas) do Estado de Rondônia, por ela atendida, visando à promoção e o desenvolvimento igualitário de seus associados e assessorando-lhes na autogestão. Os processos de organização social estão ligados diretamente a cadeia produtiva local, porém nossas ações terão como missão mudar a visão da organização social, como somente mecanismo de acesso aos recursos materiais, mas sim como espaço de valorização de seu capital social (pessoas) e como instrumento que permite diminuir as distancias e as desigualdades presentes no meio rural.

No dia 16/04/2013, tivemos conhecimento sobre fome e alimentação de baixa qualidade nutricional são realidades encontradas que vem sendo trabalhado na área social. Para tanto, uma possível mudança neste cenário depende também de políticas públicas, articulações dos movimentos e organizações sociais. A instituição vem incentivando iniciativas agras ecológicas, hábitos de alimentação saudável, feiras da agricultura familiar, resgate de sementes crioulas e inclusão das comunidades a políticas públicas de comercialização da produção. Foram realizadas Palestras Técnicas, Reuniões, Dia Especial, Oficinas e Campanha de Distribuição de Hortaliças (folhosas tuberosas e frutos).

No dia 17/04/2013, tivemos conhecimento sobre a melhoria de qualidade de vida no campo, o estado de Rondônia possui um grande potencial para a piscicultura. A instituição vem incentivando a atividade, pois ela vem contribuindo para a geração da economia para muitas comunidades, sendo fonte de renda e garantia a segurança alimentar.

18/05/2013, demos sequencia pois no município de Ministro Andreazza ainda não é uma exploração considerada de expressão econômica, mais consideravelmente apresenta como uma das potencialidades, uma vez que a área de abrangência no município disponibiliza de recursos naturais favoráveis a exploração. Estamos buscando incentivar através de métodos desenvolvidos como: Excursão Técnica, Visitas e Reuniões para despertar o interesse de possíveis piscicultores em nosso município.

No dia 19/04/2013, fomos ate a propriedade na Lina 05, para acompanhar os técnicos e a Assistente Social para avaliar um projeto de solo fértil, vindo buscar incentivar o uso de calcário, insumo utilizado na correção do solo, tem uma relação direta com o aumento da fertilidade e consequentemente com o aumento da produtividade das lavouras e para a melhoria dos alimentos. É desenvolvido mediante parceria com o governo do Estado, através da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico e Social-SEDES, que onde o calendário e o beneficiário assume o custo do transporte . E demos sequencia com a organização com as fixas das fãs, para o controle de relatório mensal.

1-2; SAÚDE NO CAMPO – Educação e Prevenção.

No dia 22/04/2013. Tivemos conhecimento um dos maiores desafios do poder público é garantir à população do campo condições de acesso ao sistema de saúde pública com qualidade e de forma continuada. As ações aqui apresentadas pela EMATER-RO respeitarão a diversidade sociocultural, para que as ações de prevenção, promoção e educação em saúde levem qualidade de vida às comunidades rurais.

O projeto Saúde no Campo visa contribuir para a redução das vulnerabilidades em saúde das comunidades rurais, desenvolvendo ações voltadas para a saúde do idoso, da mulher, da criança e do adolescente, do homem e dos trabalhadores, considerando a saúde sexual e reprodutiva, bem como a violência sexual e doméstica. Especialmente os agravos relacionados aos processos de trabalho no campo, particularmente o adoecimento decorrente do uso de agrotóxicos e outras substâncias químicas que agravam a saúde humana e ambiental e a exposição contínua aos raios ultravioleta.

No dia 23/042013, foi dado sequencia aos outro fato a ser abordado será a ausência de saneamento básico em áreas rurais levando à incidência de verminoses e protozoários e o controle de agentes etiológicos que apresentam potencial zoonótico, principalmente os que causam à tuberculose, a raiva, a leptospirose e outras patogenias infectam contagiosas que acometem todos os mamíferos e aves e podem ser transmitidas ao homem por contado direto com excretas, rota acrógina e via oral (principalmente pelo leite e derivados preparados sem pasteurização).

Ressaltamos que o presente Projeto, através do serviço de extensão rural,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com