TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre Estrutura e Propriedade dos Polímeros

Por:   •  26/5/2022  •  Dissertação  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

Apresentação do Trabalho de Relação entre Estrutura e Propriedade dos Polímeros

Estrutura Ramificada

Os polímeros que possuem cadeia ramificada são aqueles os quais possuem outras cadeias “anexas” à cadeia principal, ou seja, possuem pequena cadeias laterais.

Características Gerais

As propriedades desses polímeros são afetadas principalmente pela quantidade de ramificação.

Os polímeros ramificados são muitas vezes amorfos, uma vez que não podem ser embalados de forma regular devido à presença de ramificações.

Propriedades

- Densidade:

Assim, a densidade também é menor que os polímeros lineares.

Ao contrário dos polímeros lineares, estes polímeros tendem a ser mais leves e porosos, ou seja, com densidade menor. Isso porque as ramificações das cadeias dificultam as interações entre elas, deixando maiores espaços “vazios” entre as cadeias, originando um material macio e flexível.

- Ponto de Fusão:

Eles têm pontos de fusão mais baixos e pontos de ebulição também, sendo geralmente inferior ao dos polímeros lineares.

Isso ocorre principalmente devido ao fato de as cadeias não terem ligações entre si, e neste caso, ainda serem mais afastadas entre si do que os lineares, devido às ramificações.

- Resistência:

1) à tração:

Polímeros com muitos ramos são conhecidos como dendrímeros, e essas moléculas podem formar uma teia quando resfriadas. Isso pode tornar o polímero forte na faixa de temperatura ideal.

Mas, de forma geral, as ramificações laterais favorecem a formação da estrutura não cristalinas diminuindo a resistência à tração do polímero.

Por isso, são geralmente utilizados para produzir sacos plásticos, revestimento de fios e embalagens maleáveis.

2) à temperatura

Associado aos baixos pontos de fusão, quando aquecidos, os polímeros ramificados amolecem à medida que a vibração da temperatura supera as forças de atração entre as moléculas. Por isso, em geral, estes polímeros possuem baixa resistência à temperatura, podendo ser moldados e remoldados por meio de tratamento térmico.

E justamente por essa característica, esses polímeros comumente formam compostos pertencentes à classe de polímeros termoplásticos.

Termoplásticos:

Os polímeros termoplásticos são, em geral, formados por polímeros de ligação linear ou ramificada, que, como já dito, não possuem alta resistência à temperatura devido à sua estrutura, permitindo que sejam remodelados por tratamento térmico (essa característica permite que esse tipo de material seja reciclado dessa forma).

Se o termoplástico for ramificado e amorfo, temos duas possibilidades para suas propriedades físicas: se a temperatura de transição vítrea do material for menor do que a temperatura ambiente, teremos um material macio, da mesma forma, se a temperatura de transição vítrea deste polímero for maior do que a temperatura ambiente, teremos um material com aspecto rígido.

Exemplos:

Polietileno de baixa densidade (sigla é PEBD ou LDPE) – utilizado para produzir revestimento de fios,

poliacetato de vinila – utilizado na produção de colas e

glicogênio – que é formado pelo nosso fígado a partir das moléculas de glicose, como forma de reserva de energia.

Estrutura de Ligações em Rede

São polímeros que apresentam muitas ligações cruzadas, formando redes tridimensionais. Estas redes tridimensionais são formadas pois as cadeias poliméricas, neste caso, estão ligadas umas às outras por meio de ligações covalentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (386.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com