TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Sindicais

Ensaios: Relações Sindicais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  3.834 Palavras (16 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 16

Apresentação

O curso de Gestão de Recursos Humanos desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da empresa. Cabe ao profissional à avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso, o gestor em RH precisa dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas.

Há grande demanda por formados na área. Ele pode atuar em empresas de diversos setores como consultor de recrutamento e seleção, assistente de departamento de pessoal, supervisor de cargos, salários e benefícios, gestor de conflitos, analista de treinamento e analista de recursos humanos, desenvolvimento e comportamento organizacional, chegando a gerente de recursos humanos.

Gestão de RH ultimamente se tornou uma função muito ligada ao apoio à gerência de cada empresa, demandando mais qualificação do profissional, com muitas oportunidades em assessoria e em recrutamento e seleção, através de capacitação específica, com o objetivo de formar profissionais pra atuar em empresas privadas ou particulares, garantindo uma visão integrada de todos os parâmetros que envolvem a gestão de pessoas, para alcançar os objetivos administrativos de cada empresa.

SUMÁRIO

1. Introdução 4

2. Contextualização da Pesquisa 6

3. Fundamentação Teórica 7

4. Gestão de Pessoas e Técnicas de Recrutamento e Seleção 7

5. Relações sindicais e negociações trabalhistas 9

6. Técnicas de administração de pessoas 11

7. Saúde Ocupacional 12

8. Considerações Finais e Sugestões 14

9. Referencias Bibliográficas: 15

1. Introdução

A gestão de recursos humanos ou administração de Rh é uma atividade exercida pelo DPTO DE RH de empresas com o papel principal de desenvolver as seguintes atividades: Recrutar, Avaliar, Escolher, Manter o conjunto de funcionários ou colaboradores de uma empresa ou organização. Dentro de uma empresa, o setor de recursos humanos tem como objeto, exercer, avaliar, desenvolver, manter os profissionais existentes nas empresas, estipulando junto à diretoria desta, políticas de carreira e salário. Então, sendo assim, concluímos que, esse departamento tem uma das mais importantes funções dentro de empresas, onde a vida profissional de seus colaboradores pode ser determinada através de avaliações constantes para futuras indicações a promoções.

Assim, o Setor de Recursos Humanos ajuda na execução de algumas funções básicas para a empresa: contratação de funcionários, controle de presença e faltas do funcionário, apontamento quanto a direitos a serem exercidos pelos empregados (férias, hora-extra, adicionais, etc).

A rotina de administração de pessoal envolvida nessa atividade inclui os procedimentos estabelecidos em lei, incluindo realizar cálculos de valores através de programa informatizado e representar a sua empresa junto aos órgãos da Justiça do Trabalho ou a sindicatos, entre outros.

Em outros assuntos, os especialistas de RH agem como coordenadores de práticas que atingem toda a empresa: por exemplo, avaliação e treinamento de pessoal. Alguns especialistas que normalmente são lotados no RH por ser atividade próxima ao cuidado com as pessoas, tais como médicos e enfermeiras do trabalho, técnicos de segurança.

Enfim, a Área de RH é o braço direito da empresa para que a Gestão de Pessoas seja uma realidade em sua empresa, onde são realizadas as sub-funções da área de Rh:

• Gestão Estratégica - Olha para a "totalidade" da organização e procura assegurar que as atividades tradicionais de RH contribuam e forneçam suporte para as metas da organização por meio de um processo de planejamento do RH.

• Planejamento da Força de Trabalho e do Emprego - Inclui o dimensionamento da força de trabalho, recrutamento e seleção, gerenciamento dos registros, estabelecimento de planos de sucessão e a saída de empregados.

• Desenvolvimento de Pessoal - Utiliza treinamento, desenvolvimento, gestão de programas de avaliação de desempenho para assegurar que os indivíduos com os conhecimentos, habilidades e perfis exigidos estejam disponíveis quando for necessário para que a empresa atinja suas metas.

• Remuneração Total - Foca no desenvolvimento, implementação e manutenção de todas as formas de compensação e dos sistemas de benefícios.

• Relações Trabalhistas - Visa as práticas para construção de relações trabalhistas positivas tanto em ambientes sindicalizados como não sindicalizados. Inclui programas de relações trabalhistas, procedimentos e políticas de local de trabalho, negociações sindicais.

• Gestão de Risco - O escopo vai desde os programas tradicionais de redução ou eliminação de riscos de saúde e segurança até riscos relacionados a programas de outras áreas funcionais. Inclui riscos que possam provir das falhas de treinamento, problemas de turno, ver e falhas no planejamento de sucessão e não cumprimento da legislação trabalhista.

2. Contextualização da Pesquisa

A empresa que foi escolhida para o desenvolvimento da atividade chama-se THS Serviços nome da marca THS Service AG, que atua no ramo de mercado de fornecimento e preparo de alimentos e serviços de bordo aéreo a empresa foi fundada em 1942 o grupo e composto de 148 empresas e com cerca de 194 centros de atendimentos aos seus clientes em 52 países.

A empresa tem o titulo de maior fornecedor mundial com sede localizada em Barcelona, Espanha.

A empresa THS e seus parceiros prestam serviços a mais de 300 companhias aéreas em todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com