TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relógio comparador

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Engenharia Mecatrônica Laboratório de Metrologia

Relatório 1 – RELÓGIO COMPARADOR

Nome: Augusto Cappelini Brandt

RA: T33146-3

Nome: Eliabe Santos

RA:  C38458-5

Nome: Evandro Baesso Medina

RA: C36546-7

Nome: Vinicius Hudson da Silva

RA: C3246C-8

Ribeirão Preto – 27/03/2016

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente temos diversas opções de instrumentos de medição disponíveis no mercado, no entanto, cerca de 4000 anos atrás, nada disso existia. A necessidade de medir as coisas é tão antiga quanto à de contar. Antigamente o ser humano utilizava de seu corpo como instrumento para obter as medidas de forma padrão, e assim surgiram às medidas como polegada, o palmo, o pé, a jarda, a braça e o passo.

Por volta do ano de 1740, o norte-americano John Logan Walthan inventou o relógio comparador. Este importante instrumento consegue realizar medições  a partir da comparação de medidas de um padrão com a peça a qual se deseja medir, é um dos instrumentos de maior utilização nos trabalhos de mecânica, e de grande precisão e sensibilidade. O relógio é um dos poucos instrumentos que ainda utiliza medidas  analógicas  que  permitem  a  medição  de  grandezas   lineares   de   forma direta (medindo diretamente a grandeza desejada) ou indireta (estabelecendo a diferença entre a grandeza desejada e outra conhecida), sendo utilizado nas verificações de excentricidade e empeno, alinhamento de máquinas, etc. As diferenças percebidas no relógio comparador pela ponta de contato são amplificadas mecanicamente e movimentam o ponteiro rotativo diante da escala.[pic 2]

Este instrumento de medição deve ser fixado em dispositivos como bases ou apoios. Em virtude de sua fragilidade, desaconselha-se sua utilização na mão do operador.

O instrumento funciona de forma simples. Quando a ponta de contato sofre uma pressão e o ponteiro gira em sentido horário, a diferença é positiva; isso significa  que a peça apresenta maior dimensão que a estabelecida. Se o ponteiro girar em sentido anti-horário, a diferença será negativa, ou seja, a peça apresenta menor dimensão que a estabelecida.

Existem vários modelos de relógios comparadores; os mais utilizados possuem resolução de 0,01mm. O curso do relógio também varia de acordo com o modelo, porém os mais comuns são de 1mm, 10mm, 250” ou 1”. Alguns relógios trazem limitadores de tolerância; esses limitadores são móveis, podendo ser ajustados nos valores máximo e mínimo permitidos para a peça que será medida.

  1. OBJETIVOS

Realizar medidas com o relógio comparador para analisar o paralelismo entre faces.

  1. MATERIAIS E METÓDOS

Os materiais e métodos utilizados para a realização do experimento serão citados nesse tópico.

  1. Materiais

  • Corpo de prova

[pic 3]

Figura 1 – Corpo de prova

  • Relógio Comparador Mitutoyo com precisão de 0,01 m

[pic 4]

Figura 2 – Relógio Comparador

  1. Métodos

Para a execução do experimento o professor fez a marcação das posições no corpo de prova, para realizar as medições no relógio comparador. Na posição 1 sempre foi feito a calibração do relógio (deixou em 0), sendo assim foi medido as outras quatro posições, feito em três vezes.

[pic 5]

Figura 3 – Medição do corpo de prova com o relógio comparador

  1. RESULTADOS

Depois de feito as medidas na peça com o relógio comparador, obtemos os seguintes resultados em mm.

Tabela 1 - Medições realizadas na peça em mm

Posição 1

Posição 2

Posição 3

Posição 4

1° medição

0

+ 0,670

+ 0,140

- 0,340

2° medição

0

+ 0,680

+ 0,140

- 0,320

3° medição

0

+ 0,670

+ 0,120

- 0,350

Média

0

+ 0,673

+ 0,133

- 0,337

Fonte: Autor

Uma peça para ser fabricada, deve seguir as medidas nominais indicadas no projeto, no entanto, não existe processo de fabricação que consiga produzir peças com absoluta exatidão, pois peças reais possuem medidas para mais ou para menos em relação a nominal. Como não existe exatidão absoluta nas dimensões, foram inventados sistemas de tolerâncias para avaliar se as peças estão ou não dentro dos padrões de qualidades pré estabelecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (241.4 Kb)   docx (131.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com